quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Crónicas de Viagem


Luís Santos

UNS DIAS DE FÉRIAS EM LEIRIA

Leiria, Batalha e Fátima, ou uma breve alusão aos reinos de Dinis, Mestre de Avis e Cristo.

CASTELO DE LEIRIA 
De grande valor simbólico para Portugal. As memórias perdem-se na ocupação romana do território, mas destaca-se uma forte ligação ao Rei Dom Dinis. Foi ele que mandou construir a sua torre de menagem, tal como mandou plantar o pinhal de Leira, cujas madeiras foram utilizadas na construção das caravelas que mais tarde foram às descobertas. Por isso, Fernando Pessoa lhe chamou "o plantador das naus a haver". Mas muito mais se deve ao famoso monarca, foi ele que iniciou os "Estudos Gerais", instituiu no país a Língua Portuguesa, fundou a marinha, protegeu os templários (que passaram a designar-se por "ordem de cristo" e cuja cruz foi ao mundo inscrita nas velas das naus), tal como remonta ao seu tempo o incremento do culto popular do espírito santo, embora este tenha sido acarinhado, sobretudo, pela Rainha Isabel de Aragão que ganharia fama de Santa...

MOSTEIRO DA BATALHA
D. João I e Filipa Lencastre, mais Ínclita Geração, permanecem na ala museu do Mosteiro da Batalha (uma das sete maravilhas de Portugal, classificado pela "unesco" como património mundial), que começou a ser construído em 1386! (...) Nesta parte do museu só os portugueses podem entrar sem pagar. Desculpem. Mais uma foto da Igreja do Mosteiro, como testemunho da extrema beleza arquitetónica de todo o edifício (se clicarem nas fotos poderão ver mais ao pormenor).

SANTUÁRIO DE FÁTIMA
- Eis o nosso anfitrião na chegada ao santuário, a omnipresente torre da igreja, a capelinha das aparições. Pomba Branca.
- Eis um padre e as doze badaladas. Um jovem padre, muito ausente de si, magro e teso, plena espiritualidade. Maria, Ascenção e Tomé.
- Eis a primeira missa inteira: cinco mistérios e o terço. Jesus.
- Eis o silêncio das gentes peregrinas na luta fraterna dos céus. Amor.
- Eis o vislumbre da ressurreição. Luz.



Sem comentários: