Levou tempo para que eu percebesse que quem presta muita atenção no que é dito não consegue escutar o essencial. O essencial se encontra fora das palavras.

Rubem Alves


segunda-feira, 27 de julho de 2020

REAL... IRREAL... SURREAL... (406)



Explosão, George Grosz, 1917
Óleo sobre Painel, 47 x 68 cm

Nasceu a 26 de Julho de 1893, Berlim, Alemanha
Faleceu a 6 de Julho de 1959, Berlim Ocidental

George Ehrenfried Grosz foi um importante desenhista, caricaturista e pintor dadaísta alemão da primeira metade do século XX. É considerado, por muitos historiadores da arte, como sendo um dos principais representantes do Dadaísmo na Alemanha.

Esta peça de George Grosz, Explosão, transporta os horrores da primeira guerra mundial , para Berlim. Com um brilho ardente no fundo , desmoronando high-rise edifícios cata-vento em torno de um vórtice preto . Janelas quebram e fumaça derrama no céu noturno . Fatias de half-naked partes do corpo , abraçando casais , e rostos sombrios aparecem em meio ao caos causado por man-made , não natural , desastre . Grosz congratulou-se com o expurgo da sociedade antiga nesta e em outras pinturas, mostrando cidades em frangalhos de destruição que ele fez após ter sido dispensado do exército alemão. , na primavera 1917 , como " permanentemente inapto . "

Principais características do estilo artístico

- Pinturas marcadas por caricaturas da sociedade alemã, visando condenar à corrupção social.
- Obras marcadas pela retratação da violência social e urbana.
- Presença de tons satíricos e de crítica política, principalmente contra o clero, a imprensa, os nacionalistas alemães e os militares.
- Retratação de temas polémicos, perversos e grotescos.

Frase:
- "Meu objetivo é ser compreendido por todos. Rejeito a profundidade que as pessoas exigem..."

in Wikipedia
    SuaPesquisa.com

Selecção de António Tapadinhas

Sem comentários: