sábado, 2 de abril de 2022

Graffitar a Literatura (III)

Luís Souta 
(foto e texto)

«Um século viverás, um século aprenderás e na velhice tolo ficarás»
(provérbio russo)

Cascais. Travessa do Visconde da Luz

Abandonada estou e arruíno-me. Não cumpro mais a nobre função que é a minha: dar abrigo. Mas os graffiters viram em mim uma tela gigante, deram-me colorido, luminosidade, animação. Renasço, então, nas fachadas exteriores. Grata fico à criativa Arte de Rua e, no caso presente, a Belém, autor deste engraçado mural (primeira edição do Muraliza – Cascais, em 2014.  Agora, até os pass[e]antes (quase sempre distraídos) param, miram, comentam… e, por regra, clicam, tornando-me perene. Por que o desmoronamento, esse, está certo e anunciado.

Falemos agora da velhice das pessoas (não a dos prédios). A senectude, no feminino, tem os seus estereótipos: o carrapito, os cabelos brancos, os óculos na ponta do nariz, o interminável tricot… Numa outra perspectiva, Maria Judite de Carvalho (1921-1998), dedicou uma crónica aos «imprestáveis», os “Velhos” – incluída em O Homem no Arame (1979) textos publicados no Diário de Lisboa entre 1970 e 1975 (reeditado em 2019 pela Minotauro: um dos três livros inserido no IV volume das Obras Completas de MJC, pp. 209-210).

Na sua «iluminante sobriedade estilística», a escritora aborda a questão (eterna?) da velhice nestes termos:

«Ei-los que esperam ao sol. Esperam o quê, quem? Estão sentados, vegetais com raízes no dia de ontem, esquecidos de quem são, de quem foram – foram-no há tanto tempo! – e com frio. Desconhecem este mundo em que subsistem e que os ignora. (…) Só sabem – sentem – que são velhos, inúteis, pesados aos filhos e mais ainda às noras e aos genros. Pesos mortos que têm de ser alimentados, vestidos, alojados, suportados. (…)

Muitas vezes ao dia dizem (ou pensam) que no tempo deles, que dantes… Sem saberem que a maior maravilha desse tempo era a sua idade jovem. Agora nada lhes pertence, estão a ocupar o espaço indevido, parece-lhes às vezes que as pessoas em redor falam outra língua, chegaram de outro planeta. E gostariam de se indignar, mas quem para se indignar com eles? Já partiram os que podiam compreendê-los. Dos netos e até dos filhos separa-os um fosso que ninguém procura – para quê? – estreitar.»

Judite de Carvalho mereceu um lugar n’ O Cânone, em texto de Isabel Cristina Rodrigues, pp. 347-354, essa grande obra colectiva de referência (533 p.) coordenada por António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen, editado em 2020 pela Tinta-da-China. Aí, se evidencia que

«os vários tipos de cárcere que enformam o viver das personagens femininas de Maria Judite de Carvalho (…) determinam a imposição de uma vida de janela entre o insípido existir de cada uma delas e o mundo vivível lá fora, instituindo na experiência dos dias que lhes é comum uma espécie de limiar entre o viver e o não viver, entre o fora em que não participam e o dentro da sua astenia e do seu desamparo.» 

Nos 100 anos do seu nascimento, a Associação Portuguesa de Escritores promoveu, ao fim da tarde de 08/11/2021 na Biblioteca Palácio Galveias - Lisboa, a sessão “Maria Judite de Carvalho: Reencontros em tempo de Centenário”. À semelhança de outros encontros do mesmo género levados a cabo pela APE, para além das intervenções dos membros da “mesa” (aqui, designadamente, a sua neta Inês Fraga e a professora universitária Isabel Cristina Mateus) houve a resposta dos sócios da Associação ao convite «traga um livro e dê voz à obra do autor»; tal permitiu que lá fossem lidos passagens das muitas obras de Judite de Carvalho. Um formato bem participativo onde o público (leitor) mostrou a qualidade ímpar de uma escritora que, em vida, esteve algo ofuscada pela notoriedade de seu marido – professor, escritor e cidadão empenhado – Urbano Tavares Rodrigues.

Mas a qualidade é como o azeite, vem sempre ao de cima. É tudo uma questão de tempo….

Post scriptum: A trepadeira selvagem das traseiras alastra-se imparável pela fachada lateral e tapa já parte substancial da obra artística de Belém. Acresce a acentuada degradação do edifício. Danos inevitáveis de uma arte que não pressupõe qualquer processo de "restauração".

Sem comentários: