sábado, 3 de fevereiro de 2024

Dia UNESCO - Leitura em Voz Alta

 

Somos seres que aprendemos com a experiência que se acumula no tempo. A dita experiência repete-se e melhora-se. Para este processo acontecer é necessário guardar a memória do acontecido para reter o experimentado e assimilar a sabedoria do já feito e assim aprender e ter uma vivência melhor. A experiência é entendida e corrigida, é um processo histórico. Esta guarda-se em símbolos que aprendemos e denominamos palavra escrita. Atesoura-se em documentos que chamamos livros. O livro guarda essa memória do feito e permite a sua utilização e aperfeiçoamento. O livro guarda os símbolos que permitem essa desejada ideia provada que permite o avanço da humanidade. O livro é a memória que reproduz e melhora a vida. É essencial para o progresso da história humana. Melhorar a vida é possível pelos livros. Esta é a importância da leitura que comemoramos hoje, dia 1 de fevereiro, especialmente a leitura em voz alta para os que não conhecem os símbolos e precisam de saber a história na qual estão inseridos.


Professor Doutor Raul Iturra

Catedrático Emério do ISCTE-IUL


2 comentários:

Estudo Geral disse...

Caro Professor
Raul Angel Iturra

Muito singelo, belíssimo, o texto que nos enviou. Foi publicado com muito gosto. Muito nos honra sermos distinguidos com esta sua oferenda. Certamente que, particularmente os que não dominam os símbolos, muito agradecem que se o leia em voz alta, este e outros.

Saúde e Paz!
Aquele Abraço.

Estudo Geral disse...


A propósito do texto que enviou esquecemos de mencionar, mas dizemos agora, o pensamento amadurecido que se nos revelou ao lê-lo: o seu texto carrega aquilo que caracteriza o íntimo de todos os sábios, escrita simples, clara, curta, mas plena de significado. Muito obrigado.

Luís Rodrigues