segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

REAL... IRREAL... SURREAL... (386)


Museu Coleção Berardo
Tom Wesselmann, Great American Nude, 1963
Acrílico, tecido e papel impresso sobre contraplacado
152.3 x 121.9 x 4 cm


Nascimento a 23 de Fevereiro de 1931, Cincinnati
Morte a 17 de Dezembro de 2004, Nova Iorque

Nesta pintura de Tom Wesselmann, o lençol branco em baixo, sobre o qual se estende o nu, é um tecido colado (diz o pintor que prefere utilizar estes materiais, pois sente-se incapaz de os pintar). As duas personagens segurando cocktails resultam da ampliação de uma fotografia colada na tela. Não são identificadas, mas refletem a imagem transmitida pela sociedade americana. A homenagem a Henri Matisse expressa-se não só na odalisca, o grande nu, mas também na reprodução do quadro no canto superior esquerdo. Trata-se da pintura intitulada Deux jeunes filles, robe écossaise robe jaune [Duas jovens, vestido escocês vestido amarelo] de 1941 (Musée Matisse, Le Cateau-Cambrésis) no qual figuram também os dois retratos de cada lado do grupo central. À direita, um cortinado vermelho bordado de branco deixa entrever a paisagem de um parque emprestada de um quadro antigo. Percebe-se aí o detalhe de um Claude Monet no início de carreira, de um Frédéric Bazille ou de um impressionista americano como William Merritt Chase, mas não foi possível identificar a obra. A mesinha ao fundo, a mesa negra atrás do nu, a poltrona, o vaso de flores ou os frutos tratados de um modo liso, impessoal, participam na ambiguidade da cena. O pintor explica, a propósito da sua série Great American Nudes, ter «renunciado desde o início a dar-lhes um rosto […]. Quis, de facto, que uma espécie de movimento fluísse através do quadro e certas coisas, por exemplo, excesso de detalhes poderiam refrear esse movimento». Cada quadro comporta uma referência aos Estados Unidos da América, como retratos de George Washington, de Abraham Lincoln ou fragmentos da bandeira nacional, neste caso as estrelas à direita.
AC

Selecção de António Tapadinhas

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