quarta-feira, 30 de novembro de 2022

O emir do Qatar

 por Luís Santos

O emir do Qatar,

apelido de família Thani, entre outras coisas, é conhecido pelas suas 3 esposas e respetivos 13 filhos que, pressupostamente, são todos seus. Tanto quanto se sabe, vivem juntos, moram juntos, comem juntos, vão de férias juntos e, em salutar harmonia, dividem um jeito diferente de ciúmes da maneira ocidental.

Numa gente tão endinheirada, com tantos milhões de litros de petróleo e de gás natural, a juntar a família tão extensa, ainda pressupostamente, existem uma quantidade indefinida de concubinas e, aqui, entre outras coisas menos boas, aparece a questão dos direitos das mulheres, dos homens, das crianças, dos animais, etc.

Como o textinho não deve ser muito longo e o objetivo é falar da organização da família no mundo, do jeito que a Antropologia nos tem ensinado, para se viver numa família poligâmica, quer dizer, onde um homem casa com várias mulheres, não é preciso ser rico, nem ser árabe, já que, por exemplo, isso é um costume habitual nas sociedades africanas tradicionais. Tal como, numa outra forma de família, existem muitas famílias de tipo poliândrico, ou seja, lugares do mundo onde é normal uma mulher ter vários maridos.

Continuando a resumir, é também assim a condição humana e até se pode perguntar se é bom se é mau, se este tipo de gente com costumes tão diferentes dos nossos, no fim, vai para o céu ou para o inferno?

E, pronto, por hoje era isto.

Na fotografia, mulher nepalesa que tem 3 maridos e jura que é feliz.

Sem comentários: