quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Participando...

Na sequência da apresentação pelo Professor Paulo Borges do Manifesto "Refundar Portugal", na Escola Aberta Agostinho da Silva (Casa Amarela), Alhos Vedros, agendámos por aqui uma conversa para trocarmos ideias sobre o movimento cívico “Outro Portugal”, no primeiro Domingo de Março.

Entretanto, avançámos com a criação de um Blogue/Revista (mais um!), de seu nome “Estudo Geral”, que para lá da exposição diária tentará ter uma divulgação mensal... Será um possível espaço de encontro para as nossas criatividades, num espírito que se pretende plural, na política, nas religiões, nas idades, sendo que a "Revista" e a participação na "Revista" serão autónomas de tudo o resto.

Aqui fica o convite para que adiram e participem. Pensamos que a palavra é essa: participação.

Num momento em que o mundo renova os seus equilíbrios, a que o país e a região não passarão incólumes, e grandes transformações sociais (e naturais) vão ocorrendo, podemos fazer alguma coisa mais, por pequena que seja, do que assobiar para o lado.

Chegou o momento de nos chegarmos mais à frente (que é simultaneamente mais atrás), ajudando a uma maior participação nesta muito incerta democracia representativa, promovendo uma cidadania activa, onde a voz dos movimentos cívicos ganhe uma importância acrescida.

Luís Santos

5 comentários:

A.Tapadinhas disse...

Parabéns pela coragem de começar a publicação de uma revista.

No teu editorial não gostei dos parêntesis "avançámos com a criação de um Blogue/Revista (mais um!), de seu nome Estudo Geral”...

Descrença? Já?

Vou colocá-los nos meus favoritos e comentar sempre que julgar ter algo de interesse a dizer.

Abraços,
António

luis santos disse...

Olá António

Obrigado pelos teus sempre gostosos comentários. Mesmo quando dizes que não gostaste fico sempre muito contente por te sentir presente. Quando digo "mais um", não tem descrença, é só porque já há muitos, mas não os suficientes...

Agora, comentar só não chega. Esperemos ter a honra e o prazer de contar com a tua participação, sobretudo, com as tuas deliciosas pinturas. Mas não haverá limites para a tua participação e reconhecida capacidade criativa Será que podemos contar com isso? Ficamos à espera.

Aquele Abraço,
Luis.

A.Tapadinhas disse...

Já sei que posso participar...

...o que agradeço!

Agora, falta saber como.

Abraço,
António

luis santos disse...

António

Tem sido princípio do Estudo Geral que ele é de quem o agarrar, desde que venha por bem. Por isso, o Croca, o Raul Costa, o Luís Carlos e o Diogo Correia fazem parte do Conselho Editorial. Daqui vai já um convite para integrares o dito Conselho. Se estiveres nessa disposição, só terei de consultar os outros... Penso que ninguém se oporá. Depois serás um parceiro entre parceiros com todos os direitos. Até lá, tudo o que quiseres publicar é só enviares para o meu e-mail que trataremos do assunto. Aliás, sente-se uma falta imensa da presença no Estudo Geral de boa pintura, como é o caso da tua e do conhecimento que manifestas no ramo. Seria bom que pudesses editorializar essa parte. Da maneira que quiseres, sobretudo, com coisas próprias, ou próximas, já que se privilegia o âmbito local, embora não necessariamente. Mas isto é só uma sugestão, porque tens absolutamente carta branca para publicares o que te apeteça. Não é novidade que eu confio imenso na tua sensibilidade, sentido de responsabilidade e bom gosto.

Por isso te mando Abraços Grandes.
Luis.

A.Tapadinhas disse...

Luis: Apesar da minha idade, ainda fico embaraçado, quando alguém me presenteia com elogios, conforme tu fazes, frequentemente. Agradeço, não os proíbo, porque por demasiadas vezes tenho ouvido, quando estou num velório, pessoas a recriminarem-se por não terem dito o que deviam em vida do defunto. Por isso, eu próprio, não poupo elogios a quem os merece.

Longa introdução, para te dizer que não é necessário eu figurar no corpo editorial do Estudo Geral. Basta-me ter o acesso ao teu mail, para publicar o que me apetecer, segundo as tuas próprias palavras...

Agradeço a tua confiança.

Abraços para todos.
Um especial para ti,

António