terça-feira, 25 de setembro de 2018

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

Kofi Anan deixou aberta a possibilidade para que uma força de segurança da ONU permaneça no Iraque sob comando norte-americano. 

É uma boa notícia e oxalá o mundo ocidental se una perante esta oportunidade para pacificar aquele país e assegurar que aí se estabeleça e fortaleça um estado de direito. 

Por muitas ilusões que hajam a esse respeito, a paz no Médio Oriente depende disso. 
E quem duvida que o destino da paz mundial, no que à guerra que o terrorismo da Al-Qaeda declarou diz respeito, em grande parte também passa por ali? 
Alguém acredita que os fanáticos seguidores de Bin Laden poderão ser calados enquanto não houver uma Palestina independente, estável, viável, pacífica e capaz de dialogar e cooperar com Israel? 
É que se a primeira daquelas condições é imprescindível, ela não pode ser conseguida à custa da liberdade dos israelitas. E este duplo objectivo jamais seria alcançável com o regime de Saddam Hussein, no Iraque. Ao contrário, daqui pode eventualmente partir, no mínimo, um factor de contenção para as tiranias vizinhas, precisamente no sentido de as levar a deixarem de dar suporte àqueles que visam a destruição de Telaviv. 

É pois um bom sinal que o Secretário-Geral das Nações Unidas venha agora falar da cooperação internacional para a segurança no Iraque, naturalmente sob comando aliado. 
Esperemos agora o desenrolar dos acontecimentos. 



Hoje os alunos trabalharam com a nova palavra dada. Realizaram os habituais exercícios e fizeram uma ficha em que copiaram palavras e frases. 



Desta vez tenho de concordar que João Salgueiro tem uma certa razão ao dizer que o problema em Portugal é de produção. 
Vivemos apavorados com a concorrência externa e esquecemos que os países que apostaram em se afirmarem nos mercados globais são aqueles que mais cresceram economicamente. (1) 



A temperatura voltou a descer.
O dia, embora solarengo, não convidava ao passeio e a noite está fria. 



Vamo-nos deitar, meu amor? 


Alhos Vedros 
  03/05/2004 


NOTA 

(1) Salgueiro, João, OS PAÍSES QUE OLHARAM PARA A ECONOMIA MUNDIAL COMO UM ESPAÇO DE AFIRMAÇÃO PROGREDIRAM MUITO, pp. 22/23 


CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 

Salgueiro, João, OS PAÍSES QUE OLHARAM PARA A ECONOMIA MUNDIAL COMO UM ESPAÇO DE AFIRMAÇÃO PROGREDIRAM MUITO, Entrevista a Cristina Ferreira e Raquel Abecassis, In “Público”, nº. 5145, de 03/05/2004

Sem comentários: