segunda-feira, 22 de julho de 2019

REAL... IRREAL... SURREAL... (357)


Nighthawks, Hopper, 1942
Óleo sobre Tela, 76,2 x 144 cm

Edward Hopper nasceu em Nova Iorque, a  22 de Julho de 1882 e faleceu em Nova Iorque, a 15 de Maio de 1967.
Hopper estudou design gráfico, ilustração e pintura na cidade de Nova Iorque. Um dos seus professores, o artista Robert Henri, encorajava os seus estudantes a usar as suas artes para “fazer um movimento no mundo”.
Ao completar a sua educação formal, Hopper fez três viagens pela Europa para estudar a cena emergente de arte europeia, mas diferente de muitos dos seus contemporâneos que imitavam as experiências abstratas do cubismo, o idealismo dos pintores realistas foram os que mais Hopper identificou-se, logo projetou os reflexos dessa influência nas suas obras.
Enquanto trabalhava, por vários anos, como artista comercial, Hopper continuou pintando.
Em 1925 produziu ‘Casa ao lado da Ferrovia”, um trabalho clássico que marcou sua maturidade artística.
A obra é a primeira de uma série da cena totalmente urbana e rural de linhas finas e formas largas, feita com uma iluminação incomum para capturar a solidão que marca sua obra.
Ele trouxe o seu tema das características comuns da vida norte americana – estações de gasolina, hotéis, ferrovia, ou uma rua vazia.
Realista imaginativo, esse artista retratou com subjetividade a solidão urbana e a estagnação do homem causando ao observador um impacto psicológico.
A obra de Hopper sofreu forte influência dos estudos psicológicos de Freud e da teoria intuicionista de Bergson, que buscavam uma compreensão subjetiva do homem e de seus problemas.
O tema das pinturas de Hopper são as paisagens urbanas, porém, desertas, melancólicas e iluminadas por uma luz estranha.
“Os edifícios, geralmente enormes e vazios, assumem um aspecto inquietante e a cena parece ser dominada por um silêncio perturbador”.

in História das Artes

Selecção de António Tapadinhas

Sem comentários: