sábado, 28 de março de 2020

A Matriz Cultural de Portugal


Luís Santos

#9 O RENASCIMENTO #9

Curiosamente um dos autores que primeiro abriu as portas ao Renascimento foi São Tomás de Aquino, um frade católico, mais tarde beatificado pela Igreja, que viveu no século XIII e fundiu o espírito da filosofia aristotélica com o cristianismo, dando particular ênfase às ideias de Santo Agostinho, fazendo renascer, simultaneamente, todo um conjunto de princípios que fizeram escola no berço do pensamento científico, a Grécia Antiga. O salto de São Tomás de Aquino na “Suma Teológica”, a sua obra de referência, é a legitimação da separação entre o poder espiritual e o poder dos príncipes que acabaria, com o tempo, para remeter as influências da igreja na vida pública mais para a esfera do privado, deixando o exercício da política nas mãos dos monarcas e da nobreza.

Mas, um par de séculos desenrolados, a emergência de uma burguesia mercantil em franco crescimento, ligada ao surto de expansão ultramarina europeia e às riquezas ligadas ao comércio que daí advieram, muito ligada a uma ética protestante saída da Reforma da igreja católica, por mãos de Martinho Lutero, que absolutamente legitimava o lucro e a usura financeira, vai desencadear o florescimento de uma nova organização económica assente na acumulação de capital.

Entretanto, Luís de Camões glorificando o espírito luso, lia os Lusíadas a Dom Sebastião, e falava da chegada dos nautas que vinham com o Gama à Ilha dos Amores, canto IX, numa síntese de tudo o que os portugueses mais tinham sonhado, e desejado, até então. Todo esse reino paradisíaco de múltiplas cores e flores, e nascentes de água límpida, onde se banhavam as mais belas ninfas haveria de se Encobrir em Alcácer Quibir. Fechava-se o sonho de Afonso Henriques, perdia-se o culto do rei poeta e da rainha santa, quedava-se o impulso do Navegador, interrompia-se o país. E volvidos sessenta anos, quando em 1640 se voltou, a história já era outra.

A Ilha dos Amores no meio do nevoeiro, Rio Minho

Sem comentários: