terça-feira, 17 de março de 2020

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

HISTÓRIAS DA TERRA ENCANTADA
23

Terá sido no contexto da sedentarização que os homens inventaram ou descobriram a agricultura. Como tal sucedeu não se sabe ao certo, pois o que as provas arqueológicas permitem conhecer pouco mais é que os locais onde isso terá ocorrido pelas vezes primeiras e o abrir as janelas para que, em face dos dados recolhidos, se estabeleçam hipóteses de como os humanos terão chegado a esse estado de domínio das técnicas e saberes que lhes permitiram a fulcral transformação em seres produtores de alimentos. De qualquer forma, verificamos que foi essa a primeira grande e verdadeira revolução (1) produtiva que alterou por completo o modo de vida que a Humanidade teve até então, provocando a estratificação social e fenómenos como o aparecimento das cidades e a guerra pela posse de territórios, bens e pessoas. Se relações como as de propriedade são presumíveis em sociedades caçadoras relativamente a objectos pessoais, com a agricultura elas passaram a aplicar-se à própria terra, bem como às matérias delas extraídas e até às pessoas envolvidas nessa sustentação do quotidiano. Se o aparecimento de chefaturas são observáveis nos grupos de caçadores, ainda que em situações de contactos mais ou menos próximos com outras formações sociais sedentarizadas, foi com as comunidades agrícolas que aquelas autoridades se consolidaram e desenvolveram no sentido das organizações políticas que formaram os primeiros estados. 
O mundo em que hoje vivemos mais não é que a continuação das consequências dessa conquista da nossa espécie que dificilmente seria concebível fora de populações sedentárias. 
Se queres que te diga, sempre tive para mim que o episódio de Adão e Eva e a sua expulsão do Paraíso – e já nessa história estava contido o mito de Prometeu que ousou tirar o fogo da sabedoria aos deuses – é um eco distante da memória dessa passagem de uma vida de caçadores para a de agricultores – ganharás o pão com o suor do teu rosto – e não deixa de ser curioso como a moderna genética vem corroborar a ideia de uma mãe única para a espécie humana que há volta de oitenta mil anos abandonou África, (2) pelo Mar Vermelho, para a península que lhe é fronteira. Mas isto, por si, é assunto que daria uma abordagem particular que aqui não vem ao caso. 
Ao que parece, a agricultura terá sido inventada em diferentes locais em épocas não muito distantes entre si. De acordo com os achados arqueológicos que por enquanto se conhecem, os homens fizeram-se agricultores nas planícies sedimentares do sudeste asiático, tal como no crescente fértil ou ao longo do Nilo, factos que aconteceram entre quinze a doze mil anos atrás e também pode ter sucedido nas zonas costeiras do actual Perú em torno de uma planta, a totora, aplicada na manufacção de pequenas jangadas pirogas individuais e utilizadas na pesca em águas de beira-mar. 
Dada a abundância, em determinados locais, de plantas cerealíferas que os nossos antepassados se habituaram a colher e a incorporar nas suas dietas alimentares, se por um lado isso possibilitou a fixação de populações, por outro lado, por via justamente da continuidade da recolha de grãos que transformavam em comida, provocou a selecção de espécies mais robustas e alimentícias. 
Pois foi com esses cereais já selecionados que, provavelmente, alguém terá tido a intuição de perceber que, se lançadas à terra, as sementes originariam novas plantas. E se comparada com o tempo anterior, de modo algum poderemos dizer que tenha sido lento o processo de domesticação de outras espécies vegetais e animais. 
A verdade é que as civilizações em que hoje vivemos jamais teriam sido realizadas sem que o Homem se tivesse tornado produtor. 


NOTAS 

(1) A caça foi a primeira grande aquisição humana e seguramente terá sido antecedida pela simples predação. Se bem que tenha sido uma modificação importante, pelas suas consequências, pois viabilizou a colonização humana do planeta, não constituiu um corte radical com o modo de vida anterior, uma vez que manteve os princípios da itinerância e da captura do existente num dado lugar. Em tal condição, os nossos ancestrais terão com certeza modificado aspectos da superfície terrestre, mas só com a agricultura começaram a construir paisagens. A caça terá sido um grande salto no sentido da complexidade cultural, mas foi a agricultura a primeira revolução pois implicou a completa modificação das antigas formas de vida. 
(2) Mais uma vez chamamos a atenção para o facto de estarmos a considerar dados de dois mil e quatro que, de então para cá, em muito foram acrescentados e que implicaram grandes alterações nas datações até então obtidas.

Sem comentários: