sexta-feira, 19 de março de 2010

PASTOR DE SONHOS


Pastor de Sonhos Acrílico sobre Tela 30x40cm
Autor António Tapadinhas
(clique sobre a imagem pra ver pormenores)

Os membros dos Conselho Editorial deste blogue são amigos. No passado Domingo, reunimo-nos para trocar impressões sobre o seu objectivo. Cada um de nós pretendia uma coisa diferente, como é norma entre pessoas que pensam com a sua cabeça…
Pela minha parte, quero aproveitar a oportunidade para falar de pintura, escrever sobre pintura, pintar…
Nesta primeira reunião, levei o meu bloco de esquiços, a máquina fotográfica e o meu equipamento natural, olhos e cérebro treinados para verem uma pintura em qualquer recanto. Para Raul, uma fotografia, para Luís e Manuel João, uma descrição da beleza que nos rodeava.
Fizemos um circuito a pé, pela Reserva Natural do Tejo, zona de antigas salinas e sapal.
Estive, pela primeira vez, sentado num banco, junto ao que resta do Moinho da Charroqueira.
No silêncio só quebrado pelos gritos das aves e pelo relinchar de cavalos que pastavam as suculentas plantas, trocámos algumas, poucas, impressões, com medo de interrompermos o ciclo vital que se desenrolava perante nós.
É assim, com respeito, que se contempla a Natureza.
Este quadro, para além do óbvio, pretende guardar a parte nobre dos homens: os seus sonhos!

Texto de António Tapadinhas

14 comentários:

luis santos disse...

Acho a pintura magnífica e a história real e cheia de Verdade. Pelo que me toca, sinto-me agraciado por estar entre tão amiga gente que sabe partilhar coisas tão cheias de tudo. Pequenos gestos, enormes momentos, que ajudam a viver reconfortado e ternamente agradecido.

Aquele Abraço.

A.Tapadinhas disse...

Luis: Também gosto dela, por tudo o que disseste, mas também, porque fui eu que a criei...

Dentro de alguns dias, vou apresentar no meu blogue a história desta obra, mostrando o seu nascimento, em termos criativos e na sua execução...

Se alguém a comprar, ficaremos com o seu registo em dois blogues...

...mas a cópia de seguranla é nos nossos corações...

Abraço,
António

MJC disse...

Fico sempre fascinado com a maravilhosa capacidade de preencher o espaço em branco acrescentando sempre algo a quem observa.
O quadro é lindissímo.
Acrílico, no meu desconhecimento quase juraria que era aguarela
Parabéns e obrigado por esta partilha.
abraço,

croca

luis santos disse...

E já tem preço?

Anónimo disse...

Quanto maiores são as Amizades, melhores são os Edificios!

Luís Mourinha

A.Tapadinhas disse...

MJC: Algumas vezes o espaço em branco é inibidor; outras, mais valia ficar em branco; outras, ainda, é inspirador. Sinto que, neste caso, foi a última hipótese o que aconteceu...

Esta obra tem uma textura bastante evidente, pelo seu empastamento e porque adicionei areia à tinta. Se deres um clique na fotografia terás uma ideia melhor do que te quero dizer. Ou melhor ainda: vem cá vê-la a minha casa quando quiseres.

É um prazer partilhar o que gosto com os amigos.

Abraço,
António

A.Tapadinhas disse...

Luís Mourinha: ...e mais recompensador é o convívio.

Abraço,
António

A.Tapadinhas disse...

Luis Santos: O preço de catálogo tem uma página especial para amigos...
rsrsrs

Abraço,
António

Diogo Correia disse...

Um quadro cheio que vida, veijo que o pastor vê todos os seus sonhos atraves do reflexo que a água produz, dando-lhe o alimento necessario para que eles voem mais alto.

Um grande Abraço
Diogo

A.Tapadinhas disse...

Diogo Correia: Naquele reflexo da água, e não é por acaso, está o pastor e o céu...

... que às vezes se confundem.

Abraço,
António

Luís F. de A. Gomes disse...

Viva Tó,

Só teu, mesmo, esse quadro e as palavras com que acompanhas a sua exibição.

E afinal até poderias muito bem ser tu aquele que ali contempla o rebanho de sonhos, num local que, há muitos e muitos anos, eu e um amigo, o Rui, chamamos de "Floresta Mágica".
Não sei se os sonhos serão uma particularidade dos seres humanos, parece que não, mas a possibilidade de os interpretar é, de certo, unicamente humana e, sobretudo, a capacidade de os usar para imaginar um mundo e uma vida melhores, é um dos aspectos que decisivamente nos distingue das outras espécies de primatas a cujo grande ramo pertencemos.
"Grande é o homem que tem capacidade de sonhar... (...)", são palavras de um outro amigo, o João Capelinha, num desenho que fez e me ofereceu e que eu naturalmente emoldurei e tenho, na parede frontal à minha secretária.
"Salvé homem que tens alegria em viver", foi a frase anónima, escrita em carvão, numa das paredes interiores no moinho que pintaste que nos levaram a dar ao local o nome de "Floresta Mágica", justamente por acharmos que era aí um bom palco para nos elevarmos nessa propriedade eminentemente humana que é a capacidade de sonhar.
Mais uma vez adivinhaste, portanto, tal qual aquele registo de um episódio climático tão bem ilustrado pelo voo dos flamingos sobre o cotovelo do Rosário, pintura de que eu tanto gostei e que me remeteu para o Turner de que te falei e que tu não tinhas presente quando pintaste aquela tela. Já o havias conseguido naquela alegoria do pescador de almas que há no “Há Sargos Para O Jantar” que eu li cheio de prazer e entusiasmo.
Toques da Vida, penso eu que sempre me fazem pensar que há um Desígnio na Vida que nós devemos seguir. Sinais, são Sinais que nos são dados ver para que nos mantenhamos nesse caminho que poderemos ou não transformar no que se grafa com a maiúscula.

Muito bem, um abraço deste teu primo que te admira desde o começo da memória, naqueles dias em que a mesma ainda se vestia de calções

Luís F. de A. Gomes

A.Tapadinhas disse...

Luís F. de A. Gomes: Foi uma honra teres partilhado connosco esses momentos com o teu amigo Rui, na "Floresta Mágica".

Curiosamente, junto à margem do sapal e até no seu leito, lá bem perto do moinho, eu fiquei surpreendido com uma sucessão de pequenas elevações cobertas por uma espécie de panos esbranquiçados, como que a proteger algum tesouro desconhecido. Parecia uma paisagem de outro planeta ou uma só possivel se imaginada em sonhos. Com a tua explicação, tudo começa a fazer sentido - é, pura e simplesmente, a "Floresta Mágica"...

É avassaladora a nossa capacidade de sonhar: com os flamingos, pássaros de fogo, que nos escolheram como seus protectores, ou com os sargos, alimento metafórico da nossa alma de pescadores de sonhos...

As tuas recordações de criança, são as minhas como adulto: o passar do tempo é inexorável!

Abraço do mais que primo: Amigo

aliusvetus disse...

Sinto um prazer enorme em ter participado nesta "peregrinação" e de ter conhecido mais dois "Caçadores de Sonhos"... Deixo-me ir pelos sentidos e pairo sobre o sapal, procurando o "Pastor" que guarda os meus (os teus, os nossos...) sonhos.

A.Tapadinhas disse...

aliusvetus: Cada um de nós terá de realizar os seus próprios sonhos.

Alguns, gostam de os partilhar com os outros...

...e aí é que está toda a diferença!

Abraço,
António