segunda-feira, 27 de abril de 2015

REAL... IRREAL... SURREAL... (129)


Porto Casa Amarela, Autor António Tapadinhas
Óleo sobre tel 100x85cm

Sobre esta tela, um meu amigo, disse-me que gostava de toda a composição, que tinha muita vida, mas que não gostava do destaque da casa amarela: sentia que era demasiado agressiva. Respondi-lhe que era esse exactamente o objectivo que pretendia: a casa estava colocada na zona da tela a que os clássicos chamam de secção de ouro, para favorecer no quadro o seu aspecto tridimensional ou a sua profundidade: há casas que nos parecem mais próximas e outras mais afastadas, embora saibamos da bidimensionalidade da tela.
O azul forte do céu e do rio, contrasta com o quase monocromatismo que utilizei, deliberadamente, para destacar as janelas que povoam todo o conjunto, sugerindo pessoas que apenas se adivinham, se sentem...
Termino com o “pedido de desculpas” do meu amigo. Quando visitou o Porto, passou na Ribeira e viu ao vivo a Casa Amarela: Estava lá, onde eu a tinha pintado e destacava-se de todo o conjunto, pela sua vibrante cor!

3 comentários:

MJC disse...

Amigo António, viva!!!

Por aqui se conclui que Casas Amarelas há muitas e em vários lugares mantendo em comum o facto de se destacarem pela sua diferença e beleza.

Quero com isto dizer que o quadro consegue eternizar este registo com distinção.

É um belo quadro sem dúvida que decerto ficaria bem na sala de estar ou no hall de qualquer casa.
Abraço.

Manuel João Croca

A.Tapadinhas disse...

MJC: Agradeço a tua apreciação.

Este quadro é dos tais que não sei onde está.

Espero que esteja num bom local, a espalhar boas vibrações...

Abraço,
António

Unknown disse...


António, muito bom dia.

Eu, que pouco entendo (talvez nada) de 'pintura', fui tocado pela 'alma' desta tua tela!

Corrige-me, por favor, pois talvez eu esteja errado...
Será que existe 'alma' num quadro?

Que significado(s) pode(m) ter para ti uma(s) tela(s) em branco?

Aqule abraço.

FJNS