sexta-feira, 17 de abril de 2015

Xiquitsi - Música Clássica de Maputo



 Coro e Ensemble Xiquitsi - Para ouvir clique na imagem


O projecto Xiquitsi é um dos projetos administrados pela Kulungwana, a  Associação para o Desenvolvimento Cultural, que foi adquirindo ao longo dos anos a necessária experiência para gerir projetos em diversas áreas de atividade cultural. Com apoio financeiro do Reino da Noruega, dos patrocinadores e das receitas próprias tem conseguido levar a cabo interessantes e diversificados projetos.

Conta para o efeito com uma Direção Executiva e respectiva assistente e pessoal na área de acolhimento e contabilidade que asseguram a atividade corrente dos projetos. No site da Kulungwana (www.kulungwana.org.mz) podem ser conhecidas as atividades desenvolvidas ao longo dos anos.

A Kulungwana organizou desde 2005, oito edições do Festival Internacional de Música de Maputo. A música clássica e o jazz acústico foram os géneros musicais privilegiados.

Entre 2005 – 2012 os festivais que reuniam músicos internacionais e nacionais permitiram um intercâmbio importante e criaram a oportunidade para o público jovem em particular, conhecer de perto um género musical e instrumentos menos divulgados em Moçambique. O acolhimento do público e estudantes tem sido muito positivo e as solicitações de promover este tipo de evento ao longo do ano, tem vindo a crescer.

Nossos aplausos para este projeto. E amiga Zé continue a dar-nos conhecimento sobre as ações da  associação Kulungwana. Isto, sim, é lusofonia.

Saudações,
Margarida Castro 
(in, Diálogos Lusófonos)


Sem comentários: