sexta-feira, 6 de abril de 2012

Algumas palavras sobre os reinos de Hispania e as línguas ibero-românicas

Lembro que o nome de Espanha, evolução da designação do Império Romano Hispania era, até ao século XVIII, apenas descritivo da Península Ibérica, não se referindo a um país, mas ao conjunto de todo o território ibérico e dos países que nele se incluíam. A Hispania ou Espanha, durante séculos, estava dividida entre vários reinos cristãos e muçulmanos, formando dois blocos que se combatiam permanentemente, enquanto a
desunião persistia no interior de cada bloco .

Na Península se falava dos reinos de Galiza, Leão, Navarra, Castela, Aragão e de Portugal como reinos hispanos. Os Reis Católicos (composto pela rainha Isabel I de Castela e o rei Fernando II de Aragão) eram conhecidos como Reis das Espanhas. A reconquista de todo o território peninsular durou cerca de oito séculos, só ficando concluída em1492 com a tomada do reino muçulmano de Granada pelos Reis Católicos, que unificaram os reinos ibéricos. A Espanha só foi unificada durante o Iluminismo, até então era um conjunto de reinos juridicamente e politicamente independentes governados pela mesma monarquia.
Até à data da unificação a monarquia era formada por um conjunto de reinos associados por herança e união dinástica ou por conquista. Os reinos eram governados cada um de forma independente, como se tivesse cada reino o seu próprio rei, cada reino mantinha o seu próprio sistema legal, a sua língua, seus foros e os seus privilégios.
A constituição de 1812 adotou o nome “As Espanhas” para a nova nação. A constituição de 1876 adotou pela primeira vez o nome Espanha. A posição dominante do reino de Castela foi impondo a língua castelhana aos outros reinos ou regiões autonómicas cujas línguas entraram em declínio, exceto o galego, o basco e o catalão. .

Já Portugal foi moldado pelos romanos ao longo de mais de 600 anos, pelos visigodos durante os dois séculos seguintes e pelos mouros durante cerca de 800 anos. Portugal foi reconhecido como um reino independente em 1143 em pleno reinado do Rei Afonso Henriques (filho de D. Henriqude Borgonha e de D.Teresa de Leão,condes de Portucale, um condado que era antes 1143 dependente do reino de Leão) e, com a ajuda dos militares cristãos, os últimos redutos do poderio árabe foram derrotados por volta de 1253.

As línguas latinas da Península Ibérica, ou línguas ibero-românicas, são o português, o galego, o espanhol(castelhano), o catalão (as quatro com caráter oficial). As outras línguas foram desaparecendo. A língua em Portugal era a língua galega, antes d’ El R. D. Danys que em 1290 decretou a língua oficial do reino de Portugal. A formação de Portugal como reino independente possibilitou a separação do galego-português em português (codificado e oficial em Portugal, com influências moçárabes) e galego (que viria a ser oficial e codificado, com influências castelhanas).

Espero ter contribuído para a melhor compreensão da evolução da nossa língua portuguesa, que no início era a galega, e como chegámos aos dois países ibéricos: Espanha e Portugal.

Saudações,

Margarida

Sem comentários: