O oceano é um Upanishad, a terra um Sutra, o sol um Corão, o vento um Evangelho. E tu uma deusa-deus que se rebola a nascer e morrer e a rir e chorar pelas colinas do tempo e do espaço até que regresses ao Infinito de onde tudo vem e de onde nada jamais saiu a não ser na mente estúpida que acredita piamente nas histórias que a si mesma conta para se distrair do Extraordinário que é. (Paulo Borges)


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

REAL... IRREAL... SURREAL... (292)

Suprematist Composition, Malevich, 1916
Óleo sobre Tela, 88,5 x 71 cm

Malevich nasceu em Kiev a 12 de Fevereiro de 1878 e morreu em São Petersburgo a 15 de Maio de 1935. 
Foi um dos mais importantes pioneiros da arte geométrica abstracta, tendo fundado, em 1913, o Suprematismo. Em 1915, expôs um quadro com o título "Quadrado Negro sobre Fundo Branco", o qual resume as ideias básicas da produção suprematista, ou seja, de uma pintura que coloca em primeiro plano a autonomia conceptual, sem dar muita importância aos aspectos técnicos da obra.


The Night, Max Beckmann, 1918
Óleo sobre Tela, 133 x 154 cm

Max Beckmann  nasceu em Leipzig 12 de Fevereiro de 1884  e morreu em Nova Iorque a 28 de Dezembro de 1950 . 
Foi um pintor expressionista alemão e artista gráfico cujas obras transmitem uma visão pessimista da sociedade talvez porque durante a Primeira Guerra Mundial, Beckmann se
ofereceu como voluntário para assistir médicos. As experiências traumatizantes
conduziram-no a um colapso psicológico, tendo sido dispensado do serviço 
militar, em 1915. Os seus quadros tornaram-se, em resultado dessa experiência,
fortemente dramáticos. 

Selecção de António Tapadinhas

(contrariamente ao que tem sido habitual apresento dois pintores que nasceram neste dia - 12 de Fevereiro - por não saber qual deles excluir. Em resultado desta indecisão, apresento os dois: Malevich e Beckmann)

Sem comentários: