quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Plena Gratitude



"Flor do Lácio", pintura de capa, da genial pintora brasileira, mineira, Kity Amaral.


aos meus alunos

Mais dia, menos dia, faz 32 anos de Professor. Anos e anos de estudo: licenciatura em Antropologia, mestrado em Educação e Desenvolvimento, doutoramento em Filosofia da Educação (2015).

Nos agradecimentos da tese de doutoramento, diz-se assim: "A todos os meus alunos, que ao longo dos anos tiveram muito que aturar, mas também de aprender, ainda que pouco, porque sempre estiveram presentes em cada uma das palavras que ergue este estudo. Todos eles sempre trago comigo."

Enfim, as coisas são o que são.


aos meus amigos

a tese de doutoramento tem um agradecimento especial aos amigos. Depois dos seis anos de curso e das mais de 300 páginas em que ficou o livro, onde se faz um resumo possível das ideias do Professor Agostinho da Silva, figura maior da cultura portuguesa, lusófona, universal, entre outros certamente, deixo-vos o vosso poema em forma de retribuição, que inicia a tese e, de alguma forma, a sintetiza, porque sem a vossa amizade o estudo jamais seria possível. Diz assim:

Se eu chegasse a ser dum Outro
mas de mim não me perdendo
e esse Outro todos os outros
que comigo estão vivendo

não só homens mas também
os animais e as plantas
e os minerais ou os ares
e as estrelas tais e tantas

terei decerto cumprido
meu destino e com que sorte
para gozar de uma vida
já ressurecta da morte.

Agostinho da Silva, uns poemas de agostinho. Lisboa: ulmeiro, 1990, p.106 (2ª ed.)


aos meus professores

já que aconteceu fazer-se referência ao doutoramento, mesmo sabendo daquela "mosca sem valor...", de António Aleixo, não podia deixar de, reconhecidamente, os relembrar:

. Conceição Miranda, a "santinha", pré-primária, porque ao que consta nenhuma criança faleceu às suas mãos
. Palmira Santos, em Niza, aldeia do Espírito Santo
. Aura Maria Rodrigues, educação não formal, reconhecidamente aureolada

. Vasco Soares, engenharia mecânica dos tempos livres
. José Batista, biologia da arte de ser professor
. Eduardo Espírito Santo, professor de meditação

. João Paulo, professor de história, liceu da Moita
. Raul Iturra, chileno, exilado político, antropologia
. Joaquim Coelho Rosa, dada a sua mestria em filosofia

. Agostinho da Silva, professor de todas as letras e dos espaços vazios entre as palavras
. Maria Violante Vieira, presidente da unicef em Portugal que, sem ensinar nada, ensinava tudo
. Paulo Borges, na luz da mística cristã e budismo.


Sem comentários: