quinta-feira, 3 de outubro de 2019

REGISTO DE MEMÓRIAS



No passado dia 29 de setembro, domingo, o padre Carlos Alves, proferiu a sua última missa como Pároco de Alhos Vedros.
Com a Igreja Matriz repleta de gente, e na presença do bispo de Setúbal e de vários sacerdotes, o padre Carlos fez uma intervenção no final da missa, fazendo uma referência aos momentos vividos ao longo de cinquenta anos aqui na Paróquia de Alhos Vedros. De forma simples e humilde, agradeceu manifestando o orgulho pela obra social que aqui foi construindo. 
Nesta hora de despedida, não poderá ser esquecida a sua dedicação á história local, à investigação e pesquisa que realizou, tendo editado os “Contributos para a História Local”, que constituíram uma referência para uma melhor conhecimento e divulgação da história de Alhos Vedros.
Mas, nesta mensagem de despedida o padre Carlos não deixou de fazer referência à sua prisão pela PIDE, em finais de 1973, tendo sido libertado em 26 de abril de 1974.
Passados quarenta e cinco anos, voltámos a ver a poli copiadora existente na igreja, onde eram passados em stencil, diversos comunicados, alguns dos quais com conteúdos contestatários ao regime repressivo da ditadura de Salazar e Caetano.
Apesar de já não ter utilização, esta máquina faz parte das nossas memórias e estará para sempre ligada a memórias de resistência das nossas gentes de Alhos Vedros e da margem sul.
Será uma peça a preservar e a permanecer numa futura “Casa das Memórias”, como um testemunho de um tempo vivido aqui em Alhos Vedros.
Ao padre Carlos Alves, deixamos um reconhecimento e agradecimento pela sua obra social, pelos afetos e amizades que foi “semeando”, ao longo destes últimos cinquenta anos.

Joaquim Raminhos

Sem comentários: