quinta-feira, 23 de junho de 2016

ETNOGRAFAR a ARTE de RUA (XXII)


Graffitar a Literatura

Graffiti fotografado por Luís Souta, 2015
Rua Nova da Alfarrobeira, Cascais

«a criança é a nossa eternidade»
(Robert Debré, pediatra fundador da UNICEF»

Junho é, entre nós, o mês da Criança. Inicia-se com a celebração mundial do seu dia. Ao contrário dos feriados, o 1 de Junho comemora-se profusamente quer nos espaços educativos quer nas ruas, parques, jardins… Um pouco por todo o lado, é um dia repleto de eventos. De risos e alegria a rodos. É também o tempo das primeiras idas à praia (na Ponte 25 de Abril, cruzo-me com as filas de autocarros que, nesses dias pela manhã, as levam à Caparica). Em Junho acabam as aulas e começam as férias (já não tão ‘grandes’ como noutros tempos mas, mesmo assim, tão ou mais desejadas). Ainda sem exames ou provas de aferição que lhes toldem o gozo do sol e dos banhos nos primórdios de Verão, as crianças dos jardins-de-infância são o exemplo da jovialidade despreocupada e contagiante. Bem visível neste graffiti que o português NoMen pintou no Muraliza 2014 (decorreu entre 4 e 10 de Junho). Esta menina, na frescura do gesto e do olhar, traz-nos à lembrança a frase lapidar de Fernando Pessoa no poema ‘Liberdade’: «Mas o melhor do mundo são as crianças». Por isso, nunca perdemos a esperança no futuro.

São escassos os textos de escritores portugueses sobre vivências no pré-escolar. Compreende-se: raros o frequentaram. Só mais recentemente essa rede se alargou para lá do nicho dos estabelecimentos  privados deixando, finalmente, de ser um privilégio de elites. Uma das excepções é Maria Ondina Braga (1932-2003) que estudou em Paris (Alliance Française) e em Londres (Royal Asiatic Society of Arts) para depois leccionar inglês e português no ensino secundário, em Angola, Goa, Macau, Lisboa e Pequim; o seu espólio encontra-se no Museu Nogueira da Silva, em Braga (cidade onde nasceu e morreu); à autora de Estátua de Sal parece ajustar-se bem o pensamento do irlandês George Moore: «O Homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo de que precisa e volta a casa para encontrá-lo.» Ondina Braga, no seu livro Vidas Vencidas (Caminho, 1998) que obteria o Grande Prémio de Literatura ITF de 2000, descreve-nos (na crónica Rua de São Vicente) um episódio ocorrido na infantil de um colégio por ela frequentado:

«Escolas sempre foram para mim lugares onde nunca me senti muito à vontade. Falo não nos estudos nem na disciplina. Estudiosa era, e bem-comportada. Ainda hoje. Decerto até de mais. Falo então de quê, minha mãe? Da incomodidade das escolas. A começar pela Educação Física: o jogo da bola, corridas, competições. E eu frágil. Eu, o meu desajeitamento.
Não obstante, com menos de quatro anos de idade estava num coleginho na Avenida ao pé de casa. Na infantil, naturalmente. Meninas e meninos de bibe de riscado que uma mocita chamada Olinda entretinha no quintal com rodas de mãos-dadas, o esconde-esconde, o dom-barqueiro. E, se chovia, no pátio de pedra a passar o anelzinho ou às cinco saquinhas cheias de areia, cheias de arroz. (…)
As professoras e as crianças da infantil, os amores ali das internas. E elas os nossos. No intervalo das aulas, das leituras, dos lavores, ei-las que desciam para nos visitarem e nos requestarem com rebuçados. Intervalos que, aliás, nós adivinhávamos, olhos pregados no patamar de cima, lábios entreabertos.» (pp. 59, 60)

Desde então, o país mudou (e muito). As crianças mudaram (e de que maneira). E a escola mudou? Registaram-se mudanças nos edifícios, nos equipamentos, nos materiais pedagógicos, na formação de educadoras e auxiliares… Mas, no essencial, ela continua idiossincrática, fiel à sua matriz fundadora, ou seja, conservadora; em especial, nos processos de ensino.

Luís Souta

Sem comentários: