terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

A MATILDE FOI PARA O PORTO

E com os passeios e tantas miúdas endiabradas, o fim-de-semana foi como areia entre os dedos. 


E a Matilde lá seguiu com o tio Jorge e as primas para o Porto, onde passará as próximas duas semanas em casa dos avós. 


Eu já estou cheio de saudades, mas sabemos que estas ausências são como fermento para o espírito e a autonomia do nosso amorzinho, ajudam a crescer com saúde na alma. 



No Burundi houve matança. 
Guerrilheiros de um partido hútu mataram mais de cento e oitenta congoleses que ali permaneciam num campo de refugiados. 


Dez anos depois das carnificinas no Ruanda, continuam os conflitos entre tutsis e hútus que estão na base da instabilidade nesta região africana de fronteira entre a República Democrática do Congo (ex-Zaire), com o Burundi e o Ruanda. 


É a humanidade chorando em África, a esquecida, onde mais a norte, no Sudão, as mulheres que fugiram à guerra no Darfur, são objecto de exploração sexual pelos polícias sudaneses que deveriam zelar pela segurança delas. 



Feito inédito no ciclismo português. 
Sérgio Paulinho ganhou a medalha de prata na prova de estrada, sagrando-se como o primeiro atleta nacional a subir ao pódio olímpico nesta modalidade. 



E na Venezuela, o Presidente Hugo Chavez vai a referendo para decidir se completará o mandato ou se submeterá a eleições antecipadas. 

Tudo indica que as oposições não conseguirão apeá-lo da presidência e a Venezuela continuará a repetir a história das ditaduras militares sul-americanas, particularmente daquelas que se anunciaram sob o lema de um projecto revolucionário a favor do povo e pelo bem da pátria. 



E a Margarida dormirá sozinha no quarto novo. 

Amanhã regressa a normalidade da semana de trabalho para os mais velhos da família. 

Só os anjinhos continuam de férias que bem merecidas são. 


 Alhos Vedros 
  15/08/2004

Sem comentários: