sábado, 22 de setembro de 2012

Mística: A Ascética


Significado de ascese: ascender, esforço, trabalho.
A ascese é uma inquietude, uma transformação. A ascese não é passiva implica uma certa atividade. Muito importante o exercício psico-físico. Por exemplo, em Platão, a educação e a filosofia é desenvolvida como uma ascese.
Uma inteligência trinitária no corpo: físico, emocional e mental. Mas o que pode ser mais indicado para uma pessoa, pode não ser indicado para outra. Verifica-se uma necessidade individual.
“Não escutar com o ouvido, apenas com o espírito, escutar a partir das próprias energias.” Não controlar a vontade, agir não-agindo (wu-wei)." (Cf., Lao Tse, Tao Te King)
O princípio de obediência jesuíta. Obediência que não é subserviência. É tão importante saber dizer que sim como dizer que não.
Abnegação – o despojamento até da própria vontade de despojamento. Por vezes, é o esforço de auto-realização que nos impede de avançar. Há caminhos que são fecundos e outros que não são. Aqui podem ser importantes os conselhos de mestres, de guias espirituais. Há que ser um vidro muito límpido para que a luz não seja desviada - a importância da purificação.
A tendência exclusiva para o espiritualismo é tão grave como a tendência unicamente materialista. O melhor é ligar as duas. Entre o fogo e a luz um terceiro elemento, o calor. A Luz é a inteligência, o calor é o Amor.
A condição básica para todo o trabalho é a humildade.
Santa Teresa d’Ávila diz que ser humilde é andar em verdade.
No Franciscanismo para que se esteja todo inteiro, íntegro, é necessário pobreza, humildade e simplicidade. O Santo é o que está todo inteiro. O ser simples é o ser imortal.
Ascese, uma arte de muito menos fazendo, obter muito mais.

Carlos Rodrigues


Sem comentários: