terça-feira, 20 de junho de 2017

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

ONTEM FOI FIA DE GREVE

Com o Sol, mesmo tímido, voltamos a usufruir da companhia das asas planantes das andorinhas. 

São inspirações para o diário de uma filha adorada. 



Ontem à noite realizou-se mais uma Assembleia Geral na Vélhinha, para a eleição dos corpos gerentes para o próximo ano e, tendo sido eleito na única lista que se apresentou a escrutínio, cumprirei mais um mandato como Vice-Presidente da Mesa da Assembleia. 

O biénio anterior foi positivo e a colectividade continua pujante nas actividades que desenvolve. Mas permanece com a Biblioteca desactivada e eu sei que ali há boas colecções de literatura de meados do século passado. É uma pena que assim seja e por isso tenho em mente vir a proceder à recuperação daquele espaço de leitura; se o fizer, será o meu contributo para a vida daquela associação por ocasião desta minha passagem por funções directivas, na medida em que pelos finais da década de oitenta fui co-autor dos estatutos que actualmente ainda estão em vigor, ocupando então o mesmo cargo do presente e, ao longo da minha adolescência, dei o meu esforço nos trabalhos de algumas comissões culturais, para além de ter representado as suas cores pela equipa de futebol de salão por esses mesmos anos juvenis. 

Para mim é um orgulho pessoal participar neste género de actividades cívicas. 
Fundamentalmente, trata-se de uma forma de intervenção na sociedade civil que tão importante é para a civilização democrática. 
Para além disso, é com todo o respeito por um dever relativo aos valores familiares; a seu tempo, tanto o meu avô paterno como o meu pai foram Presidentes da Mesa da Assembleia Geral e os meus bisavós, sempre do lado paterno, não só foram directores como músicos da banda em cuja fundação participaram os seus pais. 

Não estranharia e muito me alegraria se alguma das minhas filhas viesse a deixar o seu testemunho naquela história centenária que no conjunto das similares está no grupo das mais antigas do país. 
Para já, ali se iniciaram na educação física. 



Mas este foi um dos motivos porque fiz gazeta a estas páginas. 
O outro foi a greve da função pública que à Matilde proporcionou um dia de folga o que não teve mal algum e proporcionou uma manhã para descanso. 


Na quinta-feira passada, os alunos realizaram exercícios e fichas sobre os números e as palavras dadas. 
Trouxeram trabalho para casa que a minha filha já resolveu com todo o zelo e correcção. 



A sonda europeia “Mars Express” confirmou a existência de gelo no polo sul marciano. 
Aquilo de que há muito se suspeitava obteve agora as provas directas que as fotografias daquelas regiões possibilitam. 
Há dióxido de carbono gelado mas também foi encontrada a assinatura da molécula de água, tal como a conhecemos, sob a forma de H2O. Se alguma vez esteve no estado líquido à superfície do planeta, se bem que alhures hajam alguns indícios disso, ainda não é possível saber. Parece que a quantidade de gelo, embora considerável, apenas formaria uma película com alguns metros de profundidade o que, comparado com a Terra, seria uma gota. De qualquer forma, não deixa de ser uma descoberta importante e depois tem sempre aquele lado empolgante de deixar em aberto a possibilidade de, num hipotético passado húmido, ter surgido alguma forma de vida extra-terrestre. 

À parte dos aspectos quiméricos, a existência de água permite encarar com maior realismo a fixação de populações humanas naquele planeta que assim ganha potencialidades para vir a constituir uma base avançada para a exploração do sistema solar e, posteriormente, do espaço intra e inter-galáctico. 
É essencialmente por isto que esta descoberta é relevante. 
A prospecção cósmica está para o futuro da nossa espécie como a colonização da superfície terrestre esteve para os nossos mais remotos antepassados que um dia saíram de África. 

Se às estrelas devemos uma parte daquilo que somos, provavelmente estaremos a responder a um apelo para que as exploremos. 



Por cá é que a pouca vergonha continua. 

Começou uma nova fase da campanha publicitária ao Euro 2004 e não tem qualificação o despudor com que os comentadores de um programa de debate político, na RTP 1, encomiaram o spot que nos dá a imagem de um país que pára por causa do futebol; até um padre aparece com toques de Rivelino.

O maior desperdício de todos os tempos ganha assim fóruns de culto da irresponsabilidade. 
Devíamos alterar o nome do país para Pintogal. 



E de Itália continuam os sinais perturbantes. 

Entre nós, a palhaçada regionalista tem num dos seus lóbis o gosto pela comparação com a Catalunha e a cidade de Barcelona, mas aos democratas daria mais resultado se usassem os transalpinos como termo de comparação e fonte de ensinamentos. 
A esquerdazinha europeia e a versão lusitana também, falaram muito da xenofobia e do populismo de Haider, na Áustria e os burocratas e políticos de Bruxelas fizeram o chinfrim que se viu com reprimendas àquele país, mas é de Itália e do poder de Berlusconi que vêm os maiores desafios e os piores perigos para a democracia e a própria União Europeia enquanto comunidade de liberdade tal como hoje a conhecemos. São as máfias organizadas – tenham a cor e o timbre que tiverem – que podem sempre usurpar o poder democrático e pô-lo ao serviço dos seus interesses e conveniências. E como nos lembra Darendhorf, podemos sempre eleger não democratas. (1) 

Pois agora o homem pretende descentralizar o poder para as regiões com o que, naturalmente, diminuirá a capacidade e importância do Parlamento, ao mesmo tempo que pretende ver reforçados os atributos do executivo. 
Sabendo nós que este sujeito domina o panorama audio-visual italiano e até já tentou fazer aprovar leis que lhe garantissem imunidade face a processos judiciais em que está envolvido, não estará ele a preparar alguma forma de se perpetuar na cadeira que ocupa, pois não? 

O enfraquecimento do estado com a menorização do parlamento e o reforço dos governos, eis um desafio cheio de perigos para uma sociedade democrática. 
O discurso demagógico será o invólucro em que se processará um tal regresso encapotado à tirania. 
Hoje em dia já existe o exército de políticos que impregnados de pragmatismo permitirão ao condotieri fazer valer as suas vontades. 

Vivemos na era do homo maniatábilis. 


E vejam lá se não é uma coisa parecida o que pretende aquela canalha do Porto que fala em nome do norte? De prática já temos o eloquente exemplo do Senhor Alberto João que já se dá ao luxo de fazer reconhecer uma dívida do estado à região autónoma no valor de trezentos milhões de euros. Deviam enviar-me o recibo da percentagem que anualmente me cabe no orçamento do Marítimo. 



Há um tecto de nuvens que progressivamente se coloca entre nós e as estrelas. 


 Alhos Vedros 
  24/01/2004 


NOTA 

(1) Darendhorf, Ralph, DEMOCRACIA SEM DEMOCRATAS, p. 8 


CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 

Darendhorf, Ralph, DEMOCRACIA SEM DEMOCRATAS, In “Público”, nº. 5054, de 24/01/2004

Sem comentários: