quarta-feira, 11 de outubro de 2017

TEATRO PORTA A PORTA


TEATRO PORTA A PORTA - INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL
DIÁRIO DE TRABALHO PARA CELEBRAR O 4º ANO DE TEATRO NO IPS (2013-2017)

O ESPAÇO VAZIO, 9-10-2017
“Posso chegar a um espaço vazio qualquer e fazer dele um espaço de cena. Uma pessoa atravessa esse espaço vazio enquanto outra pessoa observa – e nada mais é necessário para que ocorra uma ação teatral. No entanto, não é bem a isso que nos referimos quando falamos de teatro. Cortinas vermelhas, projetores, verso branco, riso, escuridão, todas estas ideias estão misturadas na imagem difusa transmitida por uma só palavra com múltiplos sentidos." (Peter Brook, O Espaço Vazio, sublinhados e citações de setembro 2016, Orfeu Negro, 2011)
Todos os dias um tema, uma citação, um youtube, uma cena, uma peça…em qualquer espaço da escola. Peter Brook o meu Mestre, o meu professor (1973-1974). Preparamos uma representação (uma Performance Curta no Hall da ESE). Há que sagrar o espaço. Começamos o ensaio a experimentar a voz no novo espaço. Congresso Internacional de Animação APPDASC, próximo dia 20, às 20,45h. Repetimos o espetáculo curto no dia 23, às 12,15h. Celebrar o 4º Aniversário do Teatro no IPS.


CONTEMPLAR, 6-10-2017

"A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação." (Leonardo Da Vinci)

Este ano chegaram muito jovens, alguns com 17 anos, não sei se vão ser atores. Chegaram dos cursos de Comunicação, Educação Básica, Animação, Língua Gestual Portuguesa... Muitos serão atores neste Clube de Teatro. Depois vão encarar as suas saídas profissionais e serão certamente Espectadores mais ativos e críticos. Hoje o tema é a Contemplação.


JOGAR O SILÊNCIO, 3-10-2017
"O silêncio é uma outra maneira da palavra viver e há coisas que não podem ser ditas de outra maneira." (Mia Couto)

O Tema do ensaio de hoje é "Falar com o SiLêncio" - Falar com o Corpo". Entender no teatro e na vida o não dito. Há uma banheira em cena com atores e manequins.


PROCUR
AR A LUZ, 4-10-2017
Nos ensaios trabalhamos com luz e sombra e cor na caixa negra das quatro paredes. Rafaela Alface (na foto em cima à direita), desde o primeiro ensaio conhece o movimento da “água de luz” nas mãos. Pesquisa constantemente por instinto a iluminação em cada dedo.
Ela já sabia “ir à luz” como dizemos nos Bastidores. “Ilumina-te com as palavras as ideias e as lâmpadas”. Ensaiamos de dia com luz artificial. Quando saímos da Escola ao fim da tarde louvamos melhor o ar livre, o sol e a lua. O rio e o mar azul de Praias do Sado.


(fotos de Francisco Ferreira (ESE/IPS) com uma das pequenas equipas do Teatro do IPS  - Miguel Silva, Patrícia Brioso (foto da esquerda) e Rafaela Alface (foto em cima à direita). [4-10-2017]

Quando era jovem da idade da Rafaela Alface (1973), no Conservatório Nacional Escola Superior de Teatro e Cinema, li Brecht sobre a Iluminação - “Dê-nos luz no palco, iluminador. Como podemos nós, dramaturgos e atores, proclamar nossa conceção do mundo em meia-obscuridade? A penumbra induz o sono. Precisamos do espectador desperto, mesmo vigilante. Que tenham seus sonhos bem iluminados.” (Brecht).
TEATRANDO NO IPS…5-10-2017. Nova semana, novos ensaios por todos os dias úteis  da semana entre 2 e 6 de Outubro 2017, por volta da hora do almoço (teatro ao almoço com refeições muito ligeiras e rápidas durante os ensaios). Em cada dia ensaia um pequeno grupo. Todos os dias jovens atrizes e atores diferentes. Cada um ou dois ou três, por cada  cena.
Apresentação da primeira pequena performance dia 20 de Outubro, 20h, no refeitório da Escola Superior de Educação de Setúbal. 
Segunda pequena performance (data provisória) 23 de Outubro, 12,15h, no mesmo local.
Ensaiaremos, espero, que de forma já regular, ao longo da semana com Elisa Pegado da Silva, Patrícia Brioso, Miguel Baltasar da Silva, Márcia  Beicinha, Ruben Patrocínio, Rafaela Alface, Inês Macedo, Catarina Carvalho, Cristina Freitas Piedade, Margarida Pratas, Rita Santos, Jéssica Pereira, Cátia Oliveira, Ana Machado, Sara Batista, Ana Catarina Camacho Parreira, entre outros
José Gil

Sem comentários: