terça-feira, 27 de julho de 2010

a citação de Fidel - debate?

Caro António Tapadinhas

Nomeio-te porque presumo que a citação do Fidel é uma provocação da tua responsabilidade. Não a subscrevo. Custa-me até ter como rosto deste nosso Estudo Geral uma frase que tão facilmente legitima a violência armada. Mas, como acordámos, o espírito deste Estudo é o da pluralidade de ideias e, por isso, talvez seja um bom ponto de partida para que se abra um espaço de debate. Veremos se há paciência e vontade para que isso aqui seja possível.

O meu programa de participação cívica e política não inscreve a revolução armada como linha de conduta. Defendo o primado da paz e do livre pensamento (com regras, claro) e não posso deixar passar em branco ver como “cabeça do nosso cartaz” a citação de um líder de princípios autoritários e prisioneiros de consciência. E peço, desde já, as maiores desculpas se estou a ser injusto para alguém. Mas ter a polícia à porta por exercer, civilizadamente, a liberdade de pensar e exprimir opinião foi um direito que conquistámos no nosso país à custa de demasiados sacrifícios. Esperemos que não seja necessário repetir. Nem sei se deverei concluir que temos entre nós um pró-castrista?

Com a habitual estima,

Luís Santos

2 comentários:

A.Tapadinhas disse...

O dia 26 de Julho (de 1953) é considerado o início da revolução cubana.

Pareceu-me um bom contraponto com a frase comemorativa do aniversário de Nelson Mandela.

Ninguém me considerou "mandelista" e, muito menos, esperava ser considerado "castrista"!

Abraço,
António

luis santos disse...

Obrigado pelo esclarecimento e pela, atenta, relembrança adicional. Ninguém te considerou coisa nenhuma, uma pergunta ainda é uma pergunta.

Para mim, entre a troca de provocação e comentário valeu-me a leitura dos " Cadernos de Lanzarote". Obrigado mais uma vez.

Como me pareceu que a provocação poderia dar uma boa con-versa fica a frase, se não te importas, porque até pode ser que haja vontade de trocar ideias sobre o tema e, assim, abre-se aqui no Estudo Geral um espaço de Debate como, de resto, foi proposto por um dos conselheiros editoriais na última reunião. Espero que o Manuel João Croca possa assumir a coordenação desse espaço.

Relembrando: "É preferível morrer em casa pelo fogo, em combate, a morrer em casa, pela fome." (Fidel de Castro)

Abraços.