quarta-feira, 7 de julho de 2010

Teatro em bando

(Uma pequena reportagem)

Vale de Barris foi, no passado fim-de-semana, capital do teatro europeu. Foram acolhidas treze companhias de teatro dos vários cantos da Europa representando cada uma das suas peças nos vários palcos espalhados pela serra de Palmela.

Tratou-se de um evento muito singular e fraterno organizado pela companhia de teatro “O Bando” e o seu mentor João Brites que promovia um intercâmbio internacional a diversos níveis. Houve sobretudo muito boa energia a circular naquela encosta da serra, pois quem assistia a uma peça ao relento não podia deixar de sentir aquela aragem pura campestre, tão bem como o cantar das cigarras que não deixavam de dar beleza á noite.

As pessoas essas estavam sempre com um sorriso no rosto e empenhadas também em trocar impressões e conviver com os nossos convidados estrangeiros. Teve também um lado poético este festival teatral. No fim e com uma encenação de João Brites juntou-se numa peça só as várias companhias que contracenando uns com os outros e dentro de uma boa harmonia despregavam as gargalhadas aos espectadores.

AAHH. Digo que teve um lado poético porque esta encenação tinha como tema a lua que por coincidência encontrava-se cheia no calor da noite, o que fazia despertar um certo transe nas emoções de então.

Foi memorável este evento que tanto fez felizes as pessoas que se inseriam nele, ou não será o teatro um despertador de emoções num corpo que sabe que pensa.

Diogo Correia
07/ 2010

Sem comentários: