terça-feira, 9 de setembro de 2014

FANTASIANA E OUTROS LUGARES

PENSAVERSANDO


NÓS/ESPAÇOS/NÓS


Nós / Espaços / Nós
Relação dialéctica
De dois elementos activos
Que se cruzam no caminho da vida.

Somos feitos de espaços
Por nós construídos,
Outros, atravessam-nos
E erguem-nos
Peça a peça
Como uma casa para o nosso eu. 

Nós / Espaços / Nós
Relação dialéctica
De dois elementos activos
Que se cruzam no caminho da vida.

Que seria o nosso ser
Sem a nossa peninsularidade,
Sem o nosso Al-Garb,
Sem os nossos poetas,
O nosso povo-infante?
Que seria o nosso ser
Sem os novos Mundos
Que nos ajudaram
A sermos nós,
A criar o sentido da palavra
Saudade?
Provavelmente seríamos outro povo,
Mas nunca este Português
Feito de espaços cruzados.

Que seria o meu ser
sem o mar,
sem a luz do meu sul
sem a igreja,
o largo da minha vila?
Provavelmente seria um outro meu ser,
Mas nunca este eu
Feito de espaços(-)sentidos.

Nós / Espaços / Nós
Relação dialéctica
De dois elementos activos
Que se cruzam no caminho da vida...

Sem comentários: