quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"The Blue Dog"


A Expansão azuL





“The Blue Dog” é uma belíssima escultura de William Seewtlove que se mostra na Quinta da Bacalhoa, em Azeitão, lugar do concelho de Setúbal, entre oliveiras milenares e terras de bons e famosos vinhos. Uma quinta que se encosta à grandiosa e mística Serra da Arrábida, de magníficas praias e idílicas paisagens, mais seus eternos poetas Sebastião da Gama ou Agostinho da Cruz.

A histórica Quinta da Bacalhoa, classificada como património nacional, pertenceu em tempos à casa Real Portuguesa, sendo seu primeiro titular o infante D. João, filho de D. João I, rei de Portugal, na primeira metade do século XV. Um século depois haveria de ser adquirida por Brás de Albuquerque, filho do vice-rei de Portugal e governador da Índia Afonso de Albuquerque.

Os Albuquerques, de resto,  já detinham muitas e grandes propriedades nesta região, pois sabe-se que Afonso de Albuquerque se constituiu herdeiro de vastas terras na região de Alhos Vedros, por via do seu avô paterno Gonçalo Lourenço de Gomide, um dos grandes senhores deste lugar, e que era "escrivão da puridade" (um mais ou menos 1º Ministro dos tempos atuais) do Rei e Mestre de Avis.

D. João I, tal como os Albuquerques, também surge ligado à história de Alhos Vedros e região. Aqui fez luto quando da morte da sua mulher Rainha Filipa de Lencastre, aqui se reuniu com os infantes, seus filhos, onde foi dada autorização que, para o bem e para o mal, se partisse à conquista de Ceuta, quiçá, a primeira etapa da Expansão Ultramarina Portuguesa. Segundo rezam as crónicas tudo terá decorrido ali no Cais Velho, em Alhos Vedros, num Palacete que se pensa ter pertencido a um seu filho bastardo D. Afonso, Conde de Barcelos, no ano de 1415. Quer dizer, fará este ano precisamente 600 anos que, por aqui, se deu início à Expansão da Língua Portuguesa havendo, por isso, grandes expectativas de que as Comemorações sejam condignas.

É caso, pois, para dizer que estamos em maré de Comemorações, porque também hoje, 23 de Janeiro de 2015, Dia Mundial da Liberdade, o Estudo Geral festeja o seu 5º aniversário. 


Luis Santos

Sem comentários: