segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

REAL... IRREAL... SURREAL... (115)


O limão da física quântica...

Ontem, no restaurante, pedimos uma coca-cola com uma rodela de limão e no final do jantar nos deparamos com o criativo uso das rodelas no banheiro masculino - lembrei-me, imediatamente, que de acordo com a física quântica uma rodela poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo (o gerente do estabelecimento, muito provavelmente, desconhece os princípios quânticos). Hoje, na sorveteria, pedimos 1/2 litro de sorvete de creme para viagem. O sorvete foi acondicionado em uma pequena caixa de isopor e embalado longe da minha visão. Horas mais tarde, quando abrimos a caixa após o almoço, uma surpresa: o sorvete era de limão. De novo me lembro da física quântica e do Gato de Schrödinger (poderia ser do Ernesto, se ele tivesse um gato) e do colapso das probabilidades. Tudo pode ser matéria, energia ou limões. Termino a tarde abrindo a geladeira, encarando os limões que ali estão e optando por fazer uma limonada. Espremo o limão com carinho, pensando que ele poderia ser eu.


Flavio Ferrari

2 comentários:

luis santos disse...

Eu também tenho um amigo que se chama Leonel Limão

e como os amigos dos meus amigos meus amigos são

Abraços.

A.Tapadinhas disse...

Luís Santos: É uma enormíssima verdade!

Tanto que eu também tenho um amigo chamado Leonel Limão...

Abraço.