terça-feira, 19 de abril de 2016

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

O SÁBIO QUE SABIA TUDO


Um atentado no Iraque provocou a morte a dezasseis soldados norte-americanos que seguiam num helicóptero alvo de rocket. 

É uma vergonha que se fale em resistência iraquiana, como fazem todos os media do Ocidente. 
Estamos perante ataques terroristas e a confundir os acólitos do regime de Saddam e membros das mais variadas organizações mais ou menos integristas que compõem as redes de terror que juraram guerra sem quartel ao nosso modo de vida, com o que se poderia chamar uma resistência do povo iraquiano e isso é uma forma subtil mas profícua de alimentar precisamente esse mesmo terrorismo. Estamos a projectá-lo com uma importância que ele não tem e simultaneamente contribuímos para que as suas palavras e acções surtam o efeito desejado de incutir o medo em que baseiam a sua chantagem. 
Será que alguém de nós poderia levar a vida actual num regime controlado por esses fanáticos? 
E em disparate proporcional a esse, está a designação das tropas aliadas como forças de ocupação. 

Se bem que em sentido contrário ao que o Autor nos apresenta, ora aqui temos um exemplo de como a comunicação social pode condicionar a visão dos factos e, por conseguinte, os discursos sobre os mesmos e as mundivisões subjacentes. (1) 

De outra forma como se pode entender que uma sondagem indique que sessenta por centos dos europeus respondam que Israel é a maior ameaça para a paz no mundo? 



É tão bom chegar a casa e partilhar as alegrias da pardalada. 

Enquanto estive a escrever estas primeiras notas, a Matilde fez-me companhia, debruçada sobre um pequeno cavalete, toda concentrada na aguarela de uma casa e de um Sol esplendoroso. 

A Margarida passou a tarde a brincar com a invenção de uma pequena história de um coelhinho simpático. 

No chão da sala, os bonecos e os carros de um Playmobil testemunhavam o devaneio da mais novinha. 



A aula de hoje continuou a da última sexta-feira e terminou com colagens e exercícios naquilo que o pardalito chama caderno de capa preta. 
Como ainda não tive oportunidade de falar com a Professora, não sei dizer se se trata do livro dinâmico, à semelhança daquilo que aconteceu com a irmã. 
Não trouxeram trabalho para casa. 



E o “Diário de Notícias” vai publicar, aos Domingos, uma série de cartas sobre a Fé, trocadas entre o Professor Eduardo do Prado Coelho e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. 
Só espero que a do religioso seja uma peça inteligente, pois a primeira não foi além do lugar-comum e como não podia deixar de ser, lá veio a ladainha da hipocrisia da Igreja e as perguntas que um qualquer adolescente faria e que passo a transcrever: “(…) tem a Igreja a noção desta [a dessacralização ou, se quisermos, a laicização e até o agnosticismo crescente das sociedades do mundo ocidental] evolução? Considera-a um mal e tenta contrariá-la? Considera-a algo positivo que se poderá aproveitar para alargar a influência? Temos uma estratégia ofensiva face a ela? Ou vê nesta lenta mas manifesta descristianização uma decadência inexorável? Sente o seu destino associado à crise das grandes narrativas (e nesse caso assistiríamos à vagarosa mas inflexível erosão do comunismo e do catolicismo, do tomismo e do marxismo?)” (2) 
Delicioso, não é verdade? 
Perguntou o erudito em que base se podem os homens entender. 
A perder tempo com banalidades também, é como que um cimento do quotidiano, mas depois sempre tendo de falar com mais ponderação e profundidade a esse respeito. Para tanto têm boca e não apenas para irem a Roma. 



Bem e hoje fico por aqui. Amanhã sou eu que levarei a Matilde à escola uma vez que a mãe levará a Margarida para uma das consultas que culminarão com o aparelho que em breve terá nos dentes. 

Até amanhã! 


 Alhos Vedros 
   03/11/2003 


NOTAS 

(1) Chomsky, Noam, A MANIPULAÇÃO DOS MEDIA 
(2) Prado Coelho, Eduardo do, UMA RELIGIÃO POR EMENTA, pp 4/5 


CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS 

Chomsky, Noam, A MANIPULAÇÃO DOS MEDIA, Tradução de Mário Matos e Lemos, Editorial Inquérito, Mem Martins, 2003 
Prado Coelho, Eduardo do, UMA RELIGIÃO POR EMENTA, In “Diário de Notícias”, nº. 49164, de 02/11/2003

Sem comentários: