Levou tempo para que eu percebesse que quem presta muita atenção no que é dito não consegue escutar o essencial. O essencial se encontra fora das palavras.

Rubem Alves


segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

REAL... IRREAL... SURREAL.. (378)


Death to the Invader, David Siqueiros, 1941-42 
Piroxilina, mural, 240 m2 Escuela México, Chillan, Chile.

David Alfaro Siqueiros nasceu a 29 de Dezembro de 1896 na Cidade do México, e morreu a 6 de Janeiro de 1974 nesta cidade. Foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e Orozco.

Siqueiros fez pintura de cavalete, mas distinguiu-se principalmente pela pintura mural, onde foi um inovador em termos técnicos. Tinha uma grande preocupação em experimentar novos materiais e novas técnicas, tendo a sua investigação nesta área sido uma importante contribuição para a pintura mural.

A grande temática da sua obra é a revolução mexicana e o povo mexicano, que ele representou como o protagonista da luta por uma sociedade melhor, a sociedade socialista utópica. A sua pintura é de intervenção política, de crítica da sociedade capitalista e de defesa dos ideais comunistas, que em Siqueiros assumem uma dimensão monumental pela força e franqueza das suas convicções. Em 1966 foi-lhe atribuído o Prêmio Lenin da Paz.

in Wikipedia

Selecção de António Tapadinhas

Sem comentários: