terça-feira, 19 de maio de 2020

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

E tudo se encaminha para que a vida familiar reate a rotina própria do período escolar. 
Ontem desloquei-me ao Pinhal Novo para pagar a piscina no mês de Setembro e fiquei a saber que as aulas de natação, devido a problemas logísticos, só começarão no próximo fim-de-semana e em conversa telefónica com a Sofia, a Professora de Ginástica, a Luísa apurou que o regresso está marcado para a próxima quarta-feira, embora aqui deva vir a acontecer uma alteração pois a Matilde, de acordo com o aconselhamento da treinadora, deverá passar para a classe seguinte, a da pré-competição; não só de nada lhe adiantará repetir os mesmos exercícios, como o facto de não ter que enfrentar novos desafios pode muito bem contribuir para a desconcentrar e desmotivar. 

Vamos a ver como o pardalito se integrará no grupo dos miúdos mais velhos. 

Para além disso, amanhã ou na quarta-feira deveremos ficar a saber quando serão os dias das apresentações do novo ano lectivo, cujas aulas, propriamente ditas, tudo indica já não virem a começar nesta próxima semana. 



A Margarida lá regressou satisfeita com as férias no Porto e também por nos voltarmos a ver. 


Está mais crescido, o piolhito. 



A Patrícia passou no exame de Anatomia, transitando assim para o quarto ano de Medicina sem qualquer cadeira em atraso. 
Está toda contente e, na companhia do namorado, passarão os próximos dias aqui em casa para que possam passear por Lisboa. 

O rapaz que se chama Jorge e passou para o quinto ano do mesmo curso com todo currículo cumprido, pareceu-me ser educado e sensato o que é uma boa nota. 


Faço votos para que se entendam e sejam felizes. 



E eu li de uma assentada um excelente livro sobre as passagens de Vénus diante do Sol e a história do conhecimento e observação do fenómeno. (1) 



Mas não me livrei de fazer a volta habitual da festa pela Moita com os meus pequenos amores. 

A Margarida já não quis andar em nenhum dos divertimentos, virada que estava para experimentar algumas diversões para idades mais avançadas. 
Ganhou a Matilde que assim teve um maior número de voltas nos carrinhos de choque infantis. E não é que o pardalito já se esgueira com toda a facilidade dos maiores engarrafamentos, como se passasse todos os dias a treinar aquela condução? 



Mesmo que não o sentíssemos, o calor da noite seria anunciado pelos insectos. 


Alhos Vedros 
 12/09/2004 


NOTA 

(1) Crato, Nuno, Reis, Fernando e Tirapicos, Luís, TRÂNSIRTO DE VÉNUS 


CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 

Crato, Nuno, Reis, Fernando e Tirapicos, Luís, TRÂNSITO DE VÉNUS, Prefácio de Steven J. Dick, Gradiva (1ª. Edição), Lisboa, 2004

Sem comentários: