sábado, 30 de maio de 2020

Festa do Espírito Santo, adiada


30ª Festa do Espírito Santo, adiada na Arrábida pela Criança, pela Vida
Domingo de Pentecostes, 31 de Maio de 2020


     Brancas flores abrindo nos verdes ramos de mirto, crescem junto às silvas que também resguardam a fragilidade das pétalas no viçoso arbusto, porque a Natureza reúne os elementos em simbiose, tudo é útil, asas de borboletas bem conhecem o efémero entre as melodias dos pássaros e a sombra dos quercus e do folhado. Só a Natureza pode superar “o vírus”, enquanto os humanos, por imperativo de preservar a saúde, devem manter o distanciamento uns dos outros (normas da DGS/OMS); se afastados fisicamente, mais urgente é a aproximação espiritual. Assim, não convocamos para o encontro presencial na Arrábida, tal como temos realizado anualmente desde Maio de 1991, aguardaremos o momento mais propício em que o Divino conceda o poder à Inocência na Coroação das Crianças, nas Trovas para o Menino Imperador, de António Quadros, em todas as vozes, e a partilha do alimento no Bodo, a Confraternização que tanto almejamos...
    Lembramos o Evangelho segundo S. João, Jesus anuncia: “Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e anunciar-vos-á o que há-de vir.” (Jo 16,14)      
   Convocamos, assim, para a 30ª Festa Arrábida em Espírito Pentecostal, não presencial, não virtual, mas real em Espírito evocando a Liberdade e unidade dos Seres na diversidade, tendo os valores que sempre enaltecemos: respeito mútuo, diálogo, partilha e entreajuda como acções diárias, agora resistindo para superar grandes obstáculos. Cientes de que nos situamos no “Sonho” e que este vencerá, no seu espaço, o terror dos tempos de pandemia.
    Agostinho da Silva bem afirmou que “o ideal da Humanidade, um ideal muito importante hoje na História, é passarmos do previsível ao imprevisível.” Cumpre-nos aquilo que está ao nosso alcance, visto que o previsível coloca a saúde humana face às piores adversidades com os subjacentes problemas sócio-económicos mundiais. Acautelemos os riscos, salvaguardando a Saúde em primeira prioridade e maior bem desejável para todos, na Esperança de que melhores circunstâncias advirão num futuro que depende da acção de cada indivíduo.
    Acreditamos, tal como referiu Agostinho da Silva, na “Revelação que os homens não têm querido ou não têm podido entender, de que a criança deve ser o modelo de vida e de que por ela se estabelecerá na Terra o Reino do Espírito Santo” (A.S. Considerando o Quinto Império, 1960), puro e eterno, força de transformação positiva, criativa e universal, em que cada um pode cooperar.
   
O Convento Sonho e a Associação Agostinho da Silva convidam todos os amigos e amigas, de todas as idades, a participar em harmonia na manhã do Domingo de Pentecostes, 31 de Maio de 2020, entre as 11h e 12h:
- Cada um no lugar possível, em meditação aberta à aceitação do outro, do diferente, em união de Pensamento pela preservação da Vida, pela Paz e Fraternidade.
- Nessa hora de comunhão, propomos, que cada um registe: uma palavra, uma frase, um desenho, um símbolo, um som, uma foto, ... algo criativo. Sugerimos que nos envie por e-mail, nesse dia; reuniremos as dádivas para posterior partilha e divulgação.


Asas à Criatividade! Pela continuidade da celebração do Divino Espírito Santo, grata, Irmã-servidora  
Maurícia da Conceição   
                                                                                                                                                                                                                

Sem comentários: