quinta-feira, 26 de junho de 2014





D'ARTE - CONVERSAS NA GALERIA

19 / 2014

FOTOGRAFIA

Edgar Cantante






E o mar imenso, em fúria, galgou a rocha, numa investida poderosa e concertada, mostrando ao mundo, que o mais firme poder submerge à força inabalável do querer e da razão.

                                                                                                                   (Edgar Cantante)




Edgar Manuel Almeida Cantante, de 58 anos, natural e residente em Alhos Vedros, iniciou a sua atividade profissional em 1977 na Quimigal e posteriormente trabalhou na Cimpor na área comercial.
Tirou o curso comercial na Escola Alfredo da Silva, onde pertenceu à direção da 1ª. Associação de Estudantes pós 25 de Abril (ano letivo 1973/1974). Estudou igualmente no Liceu do Barreiro onde concluiu o curso complementar ( antigo 7º. Ano dos Liceus), tendo pertencido ao Conselho Diretivo em representação dos Alunos.
No decorrer da sua atividade profissional foi trabalhador-estudante, em regime pós laboral, no curso de Direito- Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito de Lisboa.
Como dirigente associativo iniciou a sua colaboração aos 15 anos na comissão cultural da Academia, tendo passado pelos corpos sociais da Pluricoop, pela direção da Velhinha e da Cacav. É sócio fundador da Cacav  e da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita. Atualmente é membro da direção da Cacav e pertence à Comissão alargada de proteção de crianças e jovens do Concelho da Moita ( CPCJ ).
Como Autarca pertenceu à Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros em 2 mandatos (1997/2001 e 2001/2005), à Assembleia Municipal da Moita também em 2 mandatos (2005/2009 e 2009/2013) sendo atualmente vereador eleito nas últimas eleições autárquicas pelo Partido Socialista.
Foi membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas José Afonso de Alhos Vedros na qualidade de representante da comunidade.
A fotografia sempre foi uma paixão e motivo de ocupação nos tempos livres. Embora sem formação Oficial específica, tem frequentado cursos amadores de iniciação à fotografia promovidos pela Cacav. Participou em algumas exposições colectivas, assim como em vários workshops e foi premiado na Maratona Fotográfica da Cacav  realizada em 2006.
Em 2013 realizou uma exposição individual de fotografia (“A Procura da Luz”) na Biblioteca Municipal José Afonso em Alhos Vedros.
E     

2 comentários:

Unknown disse...


Saudações, Edgar.

Bela foto e poderosa legenda!

Aquele abraço.

Francisco Noronha

MJC disse...

Concordo com o Francisco.

Temos aqui artista.

Abraços.

Manuel João Croca