terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

FELIZ ANO NOVO!

Neste Portugal a fazer o pino 
tivemos saleiros e murteirada 
agora temos o senhor Isaltino 
com casas de obra aldrabada. 



E assim vai a educação. 
O Director-Geral da Região Centro foi demitido na sequência de colocações indevidas e de favorecimento de alguns professores. 



E não é que na Sérvia os nacionalistas estão em grande força na corrida eleitoral? 
Milosevic é o candidato proposto do seu partido. 



A paternidade é uma função de alegria, por muitos que sejam os cadilhos que atrapalhem o decurso dos dias. 
É tão reconfortante quando a família está junta e nós podemos acompanhar o crescer, partilhar o júbilo de ver o avolumar do conhecimento e da experiência e as capacidades aumentarem na direcção da autonomia pessoal. 
Há o cansaço, naturalmente e tantas vezes a vontade de evasão e muitas são as ocasiões em que o corpo e o espírito reclamam a prioridade do descanso. Mas os momentos de encanto que os laços de amor transportam, se os deixarmos fazer efeito, acabam por se sobrepor a tudo o que de negativo nos possa entristecer. 
Além disso está a consciência que nos faz compreender o quanto é importante para os mais novos que os pais estejam presentes e saibam muito simplesmente ouvir e incentivar. É bom que as crianças sintam que podem responder aos desafios com confiança e aí entra o tal apoio comedido de que falei. São muitas as desgraças que se previnem por este meio. Não estou com isto a sustentar que estes miúdos não venham a perder-se na vida pois, como sabemos, no que se refere à humana personalidade não há combinações mecânicas de causa e efeito. A realidade é muito mais complexa do que isso. No entanto, não tenho dúvidas que o carinho e a atenção que dispensamos aos filhos os ajuda no despontar da auto-estima e auto-confiança que são os melhores preventivos para os maus caminhos que arrepiam os objectivos de uma vida digna e socialmente produtiva. 
Daí que esteja convencido que mesmo quando temos a certeza de estarmos a praticar um sobre-esforço – creio sinceramente que a palavra sacrifício seria aqui abusiva – devemos procurar manter a serenidade que permita às flores suplantarem os tons mais escurecidos do horizonte. 
Por muito que a paternidade nos esgote, temos sempre forma de retemperar as forças e no fim temos a leveza da alma que nos traz sempre prontos a enfrentar os escolhos, por mais espinhosos que sejam.



E a luz, a luz do Inverno que provoca crepúsculos tão coloridos. 

Já se vai notando a diferença na duração dos dias. 



A Margarida é engraçada. Já leu os livros que as irmãs receberam como prendas deste Natal. Mas dá preferência àqueles que tratam assuntos da realidade envolvente. 
E nestes dias tem andado a ler em voz alta para que a Matilde ouça e depois possa resolver as perguntas que, a propósito, a mais velha lhe apresenta. 
Curiosamente, tanto uma como a outra gostam muito dos temas relacionados com o corpo humano. 



E agora termino. Faremos o jantar de fim de ano em casa do João e da Teresa. 



Votos de Ano Novo próspero e em paz para todos. 


 Alhos Vedros 
   31/12/2003

Sem comentários: