quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Filosofia e Saudade

8. Sampaio Bruno (1857-1915)

Nós vivemos num mundo, onde se parte do Mal, da fealdade, do erro. O pecado original é de Deus, não do homem. Existência é dor, padecimento. Estado normal é doença.

A Saudade é o movimento em que tudo participa para uma reabsorção em Deus. A partir de uma diferenciação inicial, há sempre desejo de regresso. A vontade de viver destina-se ao regresso à consciência pura, à unidade primordial.

Adepto de um vegetarianismo que pudesse até poupar as plantas - alimentção química. Não matar para viver. As alterações psico-fisiológicas trariam um Super-Homem no futuro.

O Homem está no mundo para procurar a evolução de si e de todas as coisas. A alma embora não se possa conhecer plenamente, sempre se pode ir conhecendo mais um pouco.

Crítico de todas as ideias antropocêntricas, não vê a Humanidade como o fim último da criação

Luis Santos

Referência Bibliográfica:
- Síntese de Apontamentos, Aulas de Filosofia em Portugal, Prof. Paulo Borges, 2009
- Sampaio Bruno, A Ideia de Deus, 1902

2 comentários:

Hidemberg Alves da Frota disse...

Parabéns, Luis, pelo texto sucinto e, ao mesmo tempo, expressivo: uma forma de dizer muito com poucas palavras, as quais expressam uma visão de mundo rica de espiritualidade.

Muita paz e luz!

H.

luis santos disse...

Caro Hidemberg, muito obrigado. De facto, o mérito do texto é, sobretudo, do Prof. Paulo Borges. A mim pertence-me unicamente a parte do escriba que, é verdade, teve presente para ouvir e resumiu. Ter havido alguém que apreciou a leitura dá-me por satisfeito.

Retribuo.