segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Se ama os livros, deixe-os em liberdade."

A ideia por detrás do projeto "bookcrossing" está ligada ao movimento internacional de BookCrossing, cujo mote é: "Se ama os livros, deixe-os em liberdade."

Trata-se de um movimento a nível mundial que encoraja as pessoas a distribuir, dividir e a partilhar livros. A ideia é simples: basta deixar um livro em qualquer local público onde seja fácil de encontrar, ou então levar um que alguém tenha deixado. Para entrar neste projecto, basta ir ao website, registar o livro, e anotar um determinado código e, finalmente, deixá-lo num avião, no metro, num parque ou num tronco de árvore, como acontece na cidade de Berlim. No fundo, a ideia é estabelecer uma cadeia que permita acalentar o sonho de transformar o mundo numa gigantesca biblioteca.

O pai do projeto, Ron Horn-baker, quer que o mundo se torne numa livraria gigante e livre; segundo o website www.bookcrossing.com, quase 900 mil pessoas estão envolvidas neste "leva e traz", num total de quase sete milhões de livros em 132 países, sendo que nos primeiros lugares aparecem os Estados Unidos e a Alemanha e, em nono lugar, Portugal.

Na sua opinião que medidas poderiam ampliar o hábito de leitura em língua portuguesa?

Margarida Castro
in, dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br

Fontes consultadas;
http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1700070
http://www.bookcrossing-portugal.com/bookcrossing.htm
http://www.blogacesso.com.br/?p=2409

5 comentários:

Gil disse...

Já há uns 10 anos, talvez, fiz parte deste movimento...foi uma experiência gira, mas para dizer a verdade, é difícil simplesmente deixa um livro de que gostamos e nunca mais o encontrar. Nada como experimentar!

luis santos disse...

Olha que excelente ideia para a distribuição de um livrinho nosso, O Espírito dos Pássaros, recentemente editado.

MJC disse...

Gosto da ideia e vou aderir.

Isso de ir ao Website registar o livro, ... não vou fazer mas vou simplesmente "abandonar" um livro num local público.

Também adoptei um dos exemplos referidos.

O meu "abandonado" vai ficar num parque no tronco de uma árvore.


mj

Margarida disse...

A ideia é boa. Mas para que o compromisso, com o hábito de leitura para todos, se concretize, há que assumir organizadamente. É isso que o Bookcrossing propõe. Mas o Bookcrossing não exige que os utilizadores sejam obrigados a emprestar os seus livros!!! Quanto a perder os livros de que gostamos , realmente quem partilha pode perder alguns de vista!Mas isso será um problema?
Vou tentar aprender a participar no Bookcrossing. O registo é decerto um passo para o compromisso. Mas é claro que há outras formas de partilhar livros.É o que faço há muito.Liberto os livros e consigo outros,Os livros me chegam de vários continentes. Ou compro, ou me emprestam ou me dão. E nunca fico com menos livros.
Luís, depois nos conte os resultados da distribuição do livro O Espírito dos Pássaros?

Boas leituras para todos.

Margarida

Anónimo disse...

Ainda sobre a troca de livros, a Margaret Santos respondeu-me à pergunta que lhe fiz a respeito da última Convenção Bookcrossing. Acompanhem,opinem e questionem.

--- On Mon, 12/6/10, Convenção Bookcrossing :

To: "Margarida Castro" Date: Monday, December 6, 2010, 7:17 PM

Boa tarde!
Antes de mais, peço imensa desculpa pelo atraso na resposta, mas estivemos sem este e-mail durante algum tempo e só agora pude ver as mensagens que, felizmente, não são muitas.
As nossas Convenções são encontros bastante informais, pelo que não temos conclusões escritas e organizadas. Posso já informar que estamos a preparar a próxima Convenção, em 2011, que, em princípio, será no distrito de Santarém.
Se está mesmo interessada em acompanhar o comunidade bookcrossing, aconselho-a a participar no nosso forum em www.bookcrossing.com/forum/19

Se tiver mais alguma questão, estou ao seu dispor.
Margaret Santos
»»»»»»»
Suponho que interessa acompanhar este movimento pela troca de livros.