Busto em Guadalajara
(Espanha) de Moses de León, filósofo e rabino
judeu do século XIII, auteur del Zohar, realizado por Luis
Sanguino.
O judaísmo passou por um
renascimento na Hispânia medieval. Os governantes islâmicos toleravam a prática
da fé judaica e os judeus trabalhavam como comerciantes, banqueiros, artistas e
até diplomatas. Enquanto alguns judeus mantinham a visão bíblica de Deus,
outros tentavam dar a Ele uma interpretação mais mística e simbólica. Uma forma
especial de misticismo era conhecida como cabala, ou ”tradição herdada” e um
dos místicos judeus mais importantes foi Moisés de Leon (cerca de
1240-1305).
Moisés nasceu na Hispânia, quando
jovem estudou a teologia de Maimônides, mas gradualmente começou a sentir a
vocação para o misticismo. Na Hispânia, estudou com vários cabalistas, até
finalmente se estabelecer em Ávila.
Em 1275 aproximadamente,
escreveu o Zohar (O Livro do Esplendor), um romance místico que apresenta o
rabino do século III Shimon bar Yohai vagando pela Palestina e falando com seus
discípulos sobre Deus, a natureza e a vida humana. O livro não tinha estrutura
nem desenvolvimento de tema e apresentava a idéia de que Deus resiste a
qualquer sistema de pensamento – em vez disso. Deus dá a cada místico uma
revelação única e pessoal.
Moisés de Leon formulou a
hipótese de que Ein Sof (Deus) somente poderia se tornar uma personalidade, de
uma maneira que os humanos poderiam conhecer, através de um meticuloso processo
de dez etapas. Kether (Suprema Coroa ou ”chama escura”) era o primeiro passo,
seguido por Hokhmah (Sabedoria) e Binah (Conhecimento). Ao descer de Kether
para Binah, Deus ficou conhecido como ”Ele”, uma presença masculina.
Segundo Moisés de Leon, duas
coisas haviam interferido no processo divino. Em primeiro lugar, Adão escolhera
venerar apenas o Shekinah, distanciando assim a vida do conhecimento. Em
segundo, Hesed (Misericórdia) e Din (Julgamento Severo) haviam se separado um
do outro. Sem o efeito equilibrador da misericórdia, o julgamento havia
investido furiosamente, causando caos no mundo.
Pouco sabemos sobre o resto da
vida de Moisés de Leon. Entretanto, ele deixou uma teoria que atraiu a atenção
dos judeus de todo o mundo. O que escreveu parecia sugerir que os atos e
orações do homem tinham significado cósmico, uma vez que eram necessários para
que o espírito divino se restaurasse e se unisse novamente consigo mesmo. Além
disso, a idéia de que Deus precisava (ou queria) se tornar humano conferia uma
nova importância à humanidade.
Margarida Castro
Fontes consultadas
:
Mapa Interativo da
Hispânia que identifica os reinos conforme marcamos as datas e um bom
texto sobre o Al-Andalus e a Reconquista da Hispânia Islâmica http://explorethemed.com/ReconquistaPt.asp?c=1
O último cabalista
de Lisboa (ficção), de Richard Zimler, Companhia das Letras, 1999
http://www.wook.pt/ficha/o-ultimo-cabalista-de-lisboa/a/id/77345
Sem comentários:
Enviar um comentário