segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Mística Cristã



“Não se vai ao Pai senão através de mim…
...O Reino está dentro de vós."
 (Jesus)

Só se conhece depois de ter recebido o Espírito que é dado… Deus precede-nos… sem ouro não se faz ouro. Reconhecem-se vários caminhos entre os místicos cristãos:
  1. O Caminho Monástico
O Monaquismo, termo que significa viver em solidão, não é uma tradição que se inicia com o cristianismo, antes é uma tradição que se encontra em várias religiões. Os eremitas típicos de tradições orientais são disso um bom exemplo. Na Índia já antecede o Budismo.
Ascese (anacorese), jejum, abstinência sexual, clausura.
O deserto, o combate contra as tentações, as forças invisíveis, as visões, as obsessões… violentas ou aprazíveis… para fixar o Espírito Santo.
  1. O Caminho Devocional
Chegar a Deus através da busca da união amorosa. O exemplo das cantigas de amigo na poesia trovadoresca, medieval.
  1. O Caminho Intelectivo
A procura de inteligência que ultrapasse o entender vulgar… entender o que não se entende. Começa em Pseudo-Dionísio, o Aeropagita.
  1. O Caminho Volitivo
Do puro Amor. Da oração afetiva, mental. Do Espírito Santo que faz tudo em mim, do abandono de mim.

“…a verdadeira razão de ser de uma Escola Iniciática é a de preparar os humanos para a realização do Reino de Deus na terra, quer dizer, para que a fraternidade exista entre os humanos. Para fazer este trabalho não precisais de ser clarividentes nem de possuir poderes excepcionais: apenas tendes de vos tornar cada vez mais sábios, mais puros, mais generosos, mais desinteressados e mais senhores de vós próprios.” (Omraam Mikhaël Aïvanhov)

Carlos Rodrigues


Sem comentários: