sábado, 18 de dezembro de 2010

Filosofia e Saudade

11. Teixeira de Pascoaes (1877-1952)

O autor do Saudosismo. Partindo de uma definição de Saudade, propõe uma doutrina para regeneração de Portugal a ser transmitida às novas gerações.

Portugal devia libertar-se daquilo que o oprimia: A monarquia, as visões europeístas, o catolicismo.

A Pátria de Pascoaes era uma unidade orgânica com vida própria – um corpo e uma alma. E são as características da alma que têm de dirigir o corpo. Portugal era tido como uma alma doente.

O renascer do espírito de Portugal virá sob a forma de uma nova religião que mistura Pan (Paganismo) e Cristo. O Saudosimo é um sentimento que pode desenvolver essa nova religião. Surgimento de uma nova divindade - o Deus Menino - um intermediário para a consciência plena das coisas. A Educação, a Arte, a Religião deviam ser lusitanas e não estrangeiras.

É, sobretudo, nas populações rurais, nas classes populares, onde mais se espelha a alma do país - uma alma naturalista e mística. As classes urbanas estão corrompidas.

Também as Línguas são tidas como organismos vivos. As palavras são a energia intrínseca a cada uma delas. O Verbo divino.

A Saudade é simultaneamente nacional e universal. Alma da nação e do próprio mundo. A experiência da saudade: um estado de alma latente que se tornará realidade. Assim é Portugal.

Luis Santos

Referência Bibliográfica: Síntese de Apontamentos, Aulas de Filosofia em Portugal, Prof. Paulo Borges, 2009

Sem comentários: