sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exporádico 2005

Lembram-se do Exporádico

(as minhas desculpas a quem está alheio a este evento que decorreu em Alhos Vedros)

Trata-se de uma iniciativa que decorreu pela 1ª vez em 1998 e continuou esporadicamente nos anos de 1999, 2001 e 2005 com o intuito de promover a criação artística, contribuindo para uma postura diferente perante as várias áreas de criação, exibindo obras de escultuta, pintura, instalação, artes de palco até à própria caracterização do espaço e ambientes musicais.

Na última exposição estiveram patentes 200 obras de 50 artistas, dentro das áreas de pintura, escultura, fotografia e instalação, assim como várias companhias de teatro, um monólogo, dança contemporânea e música jazz e espiritual.

FOTO -TÖRY-espectáculo multidisciplinar (pintura, poesia e música) retirado do Livro de Poesia de José Beiramar

Correpé - Foto: Carlos Batista

4 comentários:

A.Tapadinhas disse...

Não sei a quem estou a responder: quem colocou a foto não deu nenhuma pista.

Foi em 1993, sei porque está no livro com a dedicatória do autor, que eu fiz a apresentação do livro.

Começa assim:

Quando o Beiras - nome de guerra do Beiramar - me telefonou, julgava que ele me ia lembrar o lançamento do seu livro. Ainda não tínhamos acabado de nos cumprimentar e já eu estava a dizer que por nada deste mundo iria faltar. - Não, não, Tap! Eu quero que tu vás apresentar o livro!
...
Nas palavras do Beiras
"uma história que eu próprio nãO sei onde começa
porque a história não tem início".

Ao folhear o livro encontrei estas palavras que há muito tempo não lia.

Tenho estado a fazer uma série de quadros com o nome "Cidades"...

Já tenho mais um: Töry...

António

MJC disse...

É claro que me lembro da Töry (como poderia não lembrar?!), foi um dos dois livros editados pela editora Marca d'Água.
Mas, para além disso, confesso que Töry é uma das cidades da minha vida e que visito com alguma regularidade.

abraço,

mj

corre pe design disse...

Amigos peço desculpa por em primeiro lugar publicar algo que de uma forma global não está familiarizado, em segundo lugar por não mencionar quem postou e quem fotografou, mas vou corrigir de imediato.

Correpé

luis santos disse...

Tive oportunidade de presenciar o evento de que resultou esta magnífica fotografia. Tal como depois vos vi na FNAC Chiado em Lisboa, acompanhados pelo muito nobre engenheiro António Pinheiro da Silva que, para quem não está por dentro, se deverá dizer que é um dos mais ilustres engenheiros de som que temos em Portugal. Esse mesmo que tem trabalhado com as maiores figuras da nossa música como Madre Deus, Fausto, José Mário Branco, Jorge Palma, Dulce Pontes...... Esse mesmo exímio tocador de flauta como tivémos oportunidade de testemunhar no lançamento do livro "Tóry: uma cidade com dois nomes", lançado pela editora Marca de Água, de Manuel João Croca e amigos afins, e apresentado pelo António Tapadinhas. Quem diria, de repente vermo-nos assim misturados com gente tão importante enche-nos de inusitado orgulho.

Bem hajam.