terça-feira, 26 de abril de 2011

FACES

INFORMAÇÃO



Robertinho chegou atrasado e desalmado, nem respondendo ao reparo da irmã sobre não ter mudado de terno.
Desceu as escadas que davam acesso a um jardim cheio de árvores e sombras frondosas, perfumes e piares de aves, mas não fez o costumeiro galanteio à namorada, assim como não atendeu ao conselho de um dos convivas para que provasse a delícia de lagosta que o Francis aprontara.
A um general reformado que de uma roda de chalaça lhe acenou e atirou um dixote sobre uma fusão partidária, limitou-se a sorrir e a responder-lhe com a mão direita.
-Arapoã. –Exclamou ao chegar junto do outro, simultaneamente agarrando-lhe o braço e levando-o a deslocar-se um pouco, para fora de um círculo gargalhante face a uma anedota a respeito de um deputado qualquer. Chegou-lhe os lábios ao ouvido: -Temos que tirar a grana do económico. Hoje no congresso, me garantiram com tôda á cérrteza que vai rébentár por um desses dias.



Petrópolis, 11 de Agosto de 1995

2 comentários:

A.Tapadinhas disse...

Se tirar a grana do FMI, eu te garanto, com tôda á cérrteza, que vai rébentár por um desses lados: pelo povo ou pelo povo! O troço ruim é ficar cum medo, deixar cos espíritos maus tomem o cocuruto da gente...

Com tôda á cérrteza!!!

Abraço,
António

Luís F. de A. Gomes disse...

Assim é e quando uma qualquer força invisível libertar esse medo, colocar-lhe como alternativa tão só a morte lenta de uma vida sem vida e com a dignidade esfarrapada, aí acordarão os espíritos encostarão os mercados à parede da redistribuição da riqueza que a nova acumulução de capitais, nos útlimos trinta anos, tem vindo a colocar nas mãos só de alguns.

E tudo isso se fará pelo prosaico começo do passa a palavra. A grande revolução terá que suceder primeiro na consciência dos homens.

Até lá, a informação, fonte de poder, é uma arma que só os poderosos tâm ao dispôr.

O que mais me impressionou nessa terra continente que os portugueses baptizaram de Brasil, foi o facto de ali me parecer ver um exemplo do mundo.

Aquele abraço, companheiro
Luís