domingo, 26 de junho de 2011

Para a 40ª Feira do Livro de Alhos Vedros

À
Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro
Aos participantes da Feira do Livro


Aqui se expressam uns enormes PARABÉNS pela organização da quadragésima edição da Feira do Livro de Alhos Vedros.

40 Anos, que número tão belo, que idade tão significativa.

40 Anos que, muito provavelmente, fazem da Feira do Livro de Alhos Vedros, a terceira Feira do Livro mais idónea de todo o país, logo a seguir às de Lisboa e Porto, com organização ininterrupta desde 1971. É obra!

Por isso, esta Feira do Livro não pode deixar de constituir um dos acontecimentos mais valiosos que em muito dignificam as nossas gentes, a nossa terra, a nossa região.

Saliente-se o cuidado com que a Academia tem feito a divulgação do livro, esse bem precioso, meio de troca de saberes e de ampliação de consciências. Porque não é só o livro que importa, é o que lê e a forma como se lê. A necessária literacia que igualmente precisa de se desenvolver.

Por isso, tão importantes são os eventos que vão decorrendo paralelamente à mostra dos livros: as exposições, a música, a dança, o teatro, a poesia, a edição literária.

Por isso, tão importantes as crianças que estão por detrás das bancas, outra das nobres imagens de marca da Feira. Quem senão elas constituem logo à partida a alegria, a luminosidade, a pureza, a brincadeira, a suave cor, que garantem à nossa Feira um sucesso antecipado.

A Feira do Livro de Alhos Vedros tem contribuído de forma exemplar para a identidade cultural e artística da nossa terra, e região, que muito gostamos de ostentar. É também por ela que Alhos Vedros é reconhecidamente considerada como um dos lugares do país em que a dinamização de actividades culturais e artísticas assumem um particular relevo na vida do dia a dia, na atenção que a Vida nos merece, na tentativa de melhoria da qualidade de vida de todos.

Por fim, pedem-nos da Academia para ajudar a fazer uma Feira melhor.

Pensamos que sempre é possível melhorar o que se faz, mesmo quando o que se faz já é de grande valor. Diremos que cuidando um pouco mais de todos os aspetos organizacionais que envolvem a Feira: chamando mais pessoas a colaborar e a dar novas ideias, embelezando mais e mais as bancas dos livros, enriquecendo as Exposições, aumentando a qualidade dos espetáculos de palco.

Duas coisas consideramos urgentes: organizar um concurso literário que distinga anualmente vários escritores durante a Feira; e dar maior visibilidade aos escritores da região que tanta dificuldade têm, por vezes, em mostrar as suas criações.

VIVA A FEIRA DO LIVRO, SEMPRE!!!


Luis Santos


Nota: Testemunho, entre outros, escrito para ser lido nesta edição da Feira a pedido de Leonel Coelho, o organizador-mor. A Feira encerrará no próximo Domingo, 3 de Julho.

Sem comentários: