segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reflexão sobre "press release" da ACICO

Recebi um press release da Associação Nacional Armazenistas, Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas (ACICO) sobre os OGm nas rações animais e fiquei preocupada, muito preocupada principalmente na 2ª página onde se fala de uma boa produção de soja para as próximas colheitas, presumo que seja soja GM pois que outra soja haverá a este nível? E depois de uma Europa deficitária em proteína animal para gado também não augura nada de bom com as importações das Américas e Chinas de cereais GM, mas quando falam na EFSA e no LLP (Low Level Presence) para acabar com a política de tolerância zero, à custa de eventos não autorizados mas em processos de aprovação, aí foi o cúmulo!

Estes são os planos futuros para a indústria de ração animal, estão conscientes disto? Como podemos exigir a rotulagem para produtos de origem animal, cujos animais foram alimentados com rações transgénicas? Isto tem de ser aprovado e posto em prática quanto antes! Andamos todos a ser cobaias... Quero produtos de origem animal rotulados e a tolerância zero mantida a todo o custo! O que podemos fazer nós cidadãos para parar este abuso completo?

Para terminar vou referir dois acontecimentos das 2 últimas semanas. O primeiro o rótulo de uma ração para borregos que encontrei aqui numa quinta próxima (concelho de Odemira), de uma família bem pobre, com uma pequena produção de cabras, ovelhas, galinhas e patos.

"RAÇÕES SIAS - Sociedade Industrial Alentejo e Sado, S. A.
Av. Manuel Joaquim Pereira, 69, Tel. 269 508 530 Fax 269 508 539
7565 - 201 ERMIDAS-SADO

O-500 (Pre-Starter Borregos) Alimento Composto Complementar
para borregos lactantes até 15 dias após o desmame (desmame precoce)

Matérias Primas para Alimentação Animal (%): Pag. Soja (28), Milho (20), Cevada (20), Trigo (10), Bolacha (10), Lactosoro (8), Carb Cálcio (3), Cloreto Sódio (0, ?), ...
Milho e soja - geneticamente modificados."

Ou seja estes cabritos (que era o caso) que são vendidos como "cabritos de leite" (porque são muito jovens e a sua carne é muito branca porque os jovens animais são retirados às mães cabras ainda muito pequenos e não vão pastar com elas, porque senão a carne ficava mais escura e perdia valor comercial, só as vêm de manhã e à noite para mamar durante muito pouco tempo) a restaurantes e supermercados, comem 45% de rações transgénicas e nós consumidores não sabemos nada disto!

Desenganem-se também os apreciadores de porco preto que comem bolota todo o dia, porque também estes são alimentados a rações transgénicas em parte da sua alimentação...

A última descoberta foi esta semana quando fui à Cooperativa do Povo de Relíquias e descobri sacos de rações para frangos, da empresa Rações Zêzere (http://www.racoeszezere.com/) com milho e soja transgénicos, não indicava as quantidades mas eram os dois principais componentes...

Conclusão temos toda a cadeia alimentar de origem animal (ovos, leite e derivados, carne) minada com transgénicos, andamos cegos e resignados ou querem fazer-nos de ignorantes? E qual a nossa responsabilidade em deixar que este estado de coisas avance? Não são os consumidores que têm um grande poder de influenciar o que se produz? Ajamos já e sem demora, com cartas e pedidos, reclamações e sugestões, boicotes a produtos enquanto o modo de produção não mudar, enfim, quando atingiremos a massa crítica para que as coisas mudem?

E quanto à ACICO, alguém está em contacto com eles? Era bom...
Preocupada e muito indignada,

Fátima Teixeira

Sem comentários: