segunda-feira, 16 de setembro de 2013

REAL... IRREAL... SURREAL... (46)


Sunset at Montmajour, Vincent van Gogh,1888, 

Óleo sobre Tela, 73,3 x 93,3cm

O Museu Van Gogh, em Amesterdão, reconheceu um novo quadro do meu pintor preferido, depois de um trabalho de identificação que durou dois anos e em que foram utilizadas as mais modernas técnicas de pesquisa.
Na investigação efectuada sobre o quadro, os peritos confirmaram a similitude dos pigmentos com os que foram utilizados pelo pintor noutras pinturas da mesma época feitas em Arles.
Escrevendo em The Burlington Magazine, o perito, Meedendorp disse que quase todos os pigmentos usados na obra foram os que " habitualmente tinha em sua paleta na altura", incluindo um azul-cobalto que ele começou a usar a partir do Verão de 1887.
A peça pode ser datada para o dia exato em que foi pintada porque o artista, numa carta para seu irmão, Theo, diz que a pintou no dia anterior - em 4 de Julho 1888, descrevendo-a pormenorizadamente. Os detalhes da carta já haviam sido atribuídos erradamente a outra obra de Van Gogh, intitulada The Rocks, apesar de faltar ao trabalho alguns dos elementos que ele descreve.
O quadro representa uma paisagem de carvalhos nos arredores da cidade de Arles, no sul de França, e a descoberta é “um acontecimento único na história do Museu Van Gogh”, congratulou-se Rueger, o director do Museu, citado pela agência France Presse.
Comprado em 1908 por um colecionador privado, a pintura estava há anos no seu sótão, porque o proprietário pensava que se tratava de uma cópia.
Pôr-do-sol em Mont Majour vai agora ser mostrado ao público a partir de 24 de Setembro, integrado na exposição Van Gogh at Work, que o Museu de Amesterdão tem patente ao público até 12 de Janeiro de 2014.


Boa viagem!

3 comentários:

Amélia Oliveira disse...

António,

Alguns museus oferecem já visitas virtuais com alguma qualidade. Para além da observação das obras expostas, é também possível aceder a alguma informação, mais ou menos detalhada, sobre obras e artistas. A National Gallery, por exemplo, permite ainda a 'composição' de postais e o seu envio via email (excelente para trabalhar com os alunos). É claro que não é a mesma coisa, nem se pretende que seja, mas em tempos de 'vacas magras' já é alguma coisa...

Vale a pena explorar... e boas viagens virtuais!

Amélia
PS - estive a tentar o Museu Van Gogh depois de ler o Real... mas não me entendi com o sistema deles...

A.Tapadinhas disse...

Amélia: Junto dois endereços: o 1.º é duma reportagem da Euro News, que mostra pormenores da pincelada de Van Gogh no novo quadro. O outro é duma viagem ao museu.

http://pt.euronews.com/2013/09/09/identificada-nova-obra-de-vincent-van-gogh/

http://www.youtube.com/watch?v=_cQ93hX-sNQ

Abraço,
António

Amélia Oliveira disse...

António: Obrigada.

Abraço,
Amélia