quarta-feira, 9 de outubro de 2013

QUANTO VALE UMA PESSOA?


Porque é que o dinheiro tem mais valor que a pessoa?

Quanto vale uma pessoa no mundo capitalista de hoje?

Se eu fosse acionista de mim próprio quanto valeria nos mercados?

Se fosse à falência enquanto pessoa e tivesse que pedir empréstimos para me pagar a mim próprio, quanto pagaria de juros?

Se estivesse próximo da insolvência poderia comprar dívida de outra pessoa a juros mais baixos para ajudar a pagar a dívida da minha pessoa?
Não percebo nada de finanças e muito pouco de pessoas e consta que Deus não tinha contabilista. Parece-me que as coisas do dinheiro não poderão estar acima das culturas, dos povos e das crenças. Será que estou a pensar bem?
Se hoje em dia tudo é negócio e negociável, gostaria de saber se existe alguma margem negociável de me tornar solvente e como fazer para entrar nos mercados. Como será que isso funciona no mundo de hoje?
E em caso de resgate da minha pessoa que Troica poderá intervir para me valorizar (atribuir valor material, monetário) e definir os juros a aplicar.
Em suma, quanto vale uma pessoa? E eu? Eu, ser particular, existente concreto (dassein), quanto terei de valor nos mercados internacionais e quanto devo, para além das dívidas que contraí junto do meu banco e do supermercado para poder viver numa casa e comer todos os dias?


PEDRO VARGAS
MFI (Movimento das Forças Interrogativas)

1 comentário:

luis santos disse...


Embora se diga que muita gente se vende por pequena importância, uma Pessoa não tem preço e vale tanto como qualquer outra
crianças, mendigos e santos, passam a perna à troica e riem-se do tropeção que lhes dá
e perdoam mas lamentam o prejuízo, a carga de trabalhos
Haveria maneira de diminuir a carga que terão de transportar através dos tempos?
O outro, o espelho de nós próprios.