quinta-feira, 1 de abril de 2010

PRIMAVERA


Óleo sobre Platex 15x15cm
Autor António Tapadinhas

Esta é a imagem sonora de Antonio Vivaldi que podem ouvir aqui.
Descreve a chegada da Primavera como uma festa da natureza. Nos solos dos violinistas, está reproduzido o canto dos pássaros e o murmúrio dos riachos afagados pela brisa suave e fresca. Podemos imaginar a dança das ninfas e dos pastores, sob o brilho do sol primaveril, depois do rugido dos trovões e da luz lívida dos relâmpagos iluminando o manto negro das nuvens características do Inverno.
Esqueçam os produtos que esta música já vendeu, nos spots publicitários – se puderem…
A imagem visual da Primavera, de António Tapadinhas, tem as flores mais singelas – umas papoilas saltitantes…

Texto de António Tapadinhas

4 comentários:

luis santos disse...

JOGRAL,
SAUDADES DA PRIMAVERA

Tanta cor, tanta flor
mais violinos sem fim
ouço a voz do meu Amor,
tudo canta a Primavera
ai meu bem quem me dera
ter-vos bem juntinho a mim.

estudo geral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.Tapadinhas disse...

Luis: Uma outra visão da Primavera:

Quando vier a Primavera,

Se eu já estiver morto,

As flores florirão da mesma maneira

E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.

A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme

Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma

Se eu soubesse que amanhã morria

E a Primavera era depois de amanhã,

Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.

Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?

Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;

E gosto porque assim seria, mesmo se eu não gostasse.

Por isso, se morrer agora, morro contente,

Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.

Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.

Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.

O que for, quando for, é que será o que é.

(Fernando Pessoa)

Abraço,
António

luis santos disse...

Se tivesse escrito no dia 2 de Abril, e se tivesse talento suficiente para isso, o que infelizmente não é o caso, também teria escrito tal e qual como fez o Amigo.

Um Abraço claro.