sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lusofonia em construção

Muitas das tribos célticas passaram e ficaram no que hoje é Portugal. Os portugueses e os brasileiros têm certamente,em parte, origem céltica. Será?

Os Celtas foram um grupo de povos e nações da Europa na Antiguidade. As tribos célticas ocuparam a maior parte do continente europeu, desde a Península Ibérica até a Anatólia. A maior parte dos celtas foi conquistada e subjugada pelos Romanos.

Havia vários grupos e tribos celtas, entre eles os Bretões, os Gauleses, os Iberos, os Lusitanos, os Eburões, os Batavos, os Belgas, os Gálatas, os Trinovantes e muitos outros. A maioria dessas tribos deu origem aos nomes das províncias romanas na Europa que mais tarde batizaram os estados/nações modernos.


Distribuição diacrônica dos povos celtas::

██ núcleo do território Hallstatt, por volta do século 6 a.C.

██ expansão máxima dos celtas, por volta do século 3 a.C.

██ área lusitana da península ibérica onde a presença dos celtas é incerta

██ as "seis nações célticas" que mantiveram um número significativo de falantes celtas na Idade Moderna

██ áreas onde as línguas celtas continuam a ser faladas hoje

O único estado/nação independente de origem céltica atualmente é a República da Irlanda. O País de Gales também se identifica com a cultura e a etnia célticas, mas é uma entidade subnacional do Reino Unido. A Cornualha (Reino Unido), a Bretanha (França) e a Galiza (Espanha) também são regiões onde línguas e costumes celtas predominam até hoje, ainda que na Galiza a língua Galega não é de origem celta.

Os celtas eram de etnia similar à dos povos Germânicos: altos, com muitos pêlos e de olhos e cabelos claros (ainda que, entre os celtas, os pêlos ruivos e alaranjados fossem mais comuns). São, no entanto, ramos étnicos e culturais distintos tanto geograficamente quanto historicamente. Note-se, porém, que os atuais irlandeses, tradicionalmente relacionados com os antigos celtas, predominam muito os cabelos escuros e menor estatura que os germânicos.

Margarida Castro

Fontes consultadas:
http://celtas-brasil.vilabol.uol.com.br/cidades.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Celtas

2 comentários:

luis santos disse...

De facto, antes dos árabes, dos germânicos, dos romanos (que nos deixaram o latim) tivémos os celtas e os lusitanos que, pelo menos, em determinado período histórico terão coexistido. Depois, para dar mais colorido a este mosaico multicultural, acabámos por nos misturar com índios, africanos, indianos, etc. Mas creio que nesta mistura tão interessante o Brasil acabou por suplantar Portugal.

Saudações Lusófonas,
Luis Santos

margarida castro disse...

Luís,

Realmente, eu concordo consigo. O Brasil em termos de multiculturalidade avançou e Portugal quase esqueceu essas heranças. E a Europa também esqueceu. É grave!

Este assunto tem muito para falarmos....e por falar!

E por isso eu ontem também escrevi sobre o "Brasil, um país multicultural , onde a convivência entre os "diferentes" acontece naturalmente" . O que eu quis passar para os listeiros deste espaço, é que o Brasil, nessa área, tem muito para ensinar ao "outro" do espaço lusófono.

Saudações,

Margarida