terça-feira, 20 de outubro de 2015

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

A PRIMEIRA PALAVRA 

Uau! Hoje, a Matilde trouxe um trabalho para casa em que resolveu tudo direitinho. Consistia em completar as linhas de três grafismos que simulavam as letras e, m e u e ainda executar a cópia da palavra menina por três vezes. 

Palmas para a Matilde! 

Na aula, os alunos conheceram a palavra menina, com a qual iniciarão o trabalho da aprendizagem da escrita. 
Complementarmente, realizaram cópia daquele vocábulo e das letras que o compõem. 
Também fizeram grafismos e desenhos. 


E agora o pai já tem os trabalhos de casa das duas gatinhas para ver. 



Prémios Nobel da Física como da Medicina reconhecendo a investigação no domínio da ressonância magnética. Neste último caso, a distinção repartiu-se pelo norte-americano Paul Lauterbur e o inglês sir Peter Mansfield pela aplicação neste domínio daquelas pesquisas, o que permitiu uma forma mais inócua de representar bidimensionalmente os órgãos internos do corpo humano. 



E sob fogo pesado de todos os lados, o ministro dos negócios estrangeiros demitiu-se. 
Pouco antes, soube-se, desta vez com provas, que o seu chefe de gabinete e um dos seus secretários de estado tentaram alterar a lei que regulamenta a entrada no ensino superior por parte dos filhos dos diplomatas e de todos aqueles que prestem serviços continuados ao estado português no estrangeiro. 
A cultura da cunha e do favorecimento sequer é uma herança do salazarismo. É muito anterior e numa população que sempre viveu a milhas da civilização democrática, só pode estar-lhe na alma. 
Mas estes intentos revisionistas para com a lei são graves, muito graves. Entre a nossa classe política passa a ser concebível adaptar as necessidades da legislação às necessidades de cada um. 
Neste caso, a demissão é o único recurso de alguém que, afinal, tentou esconder a verdade até aos limites do impossível. O homem não sai por desconfiança mas sim por falcatrua. 

Deveria haver um inquérito parlamentar para apurar responsabilidades e, se necessário, para verificar se houve ou não ilicitudes do fórum criminal. Seria um exemplo de verticalidade e de fé na justiça. 


Mas é claro que nós estamos em Portugal. 



Hoje estou cansado. O dia foi cheio de três coisas ao mesmo tempo e de um ping-pong constante. 

À tarde levei a Matoldas para o escritório o que há muito estava prometido e que acabou por me sobrecarregar com as perguntas e a partilha do gabinete. 

Mas estou satisfeito. 


Parece-me é que não repetirei a gracinha. 
É que foi um turno alegre para as funcionárias. 

E o pai nada podendo dizer. 



Por agora vou estender-me no sofá. 
Há um romance para acabar de ler. 


 Alhos Vedros 
   07/10/2003

Sem comentários: