sábado, 31 de outubro de 2015

Zé do Telhado


"Zé do Telhado" (Castelões de Recesinhos, Penafiel, 22 de, junho de 1818 —Mucari, Malanje, Angola, 1875), foi um militar e famoso salteador português, chefe bandoleiro, realiza um grande número de assaltos por todo o Norte de Portugal, durante um período muito conturbado, em que tentaram formar grupos de guerrilha em todo o país.Até hoje,contam-de muitas histórias do Zé do Telhado, mas muitos acreditam que era um homem bom e que roubava para dar aos pobres.
O bandoleiro mais conhecido do país acaba por ser apanhado pelas autoridades em 31 de março de 1859 quando tentava fugir para o Brasil. Esteve preso na Cadeia da Relação, onde conheceu Camilo Castelo Branco que se lhe refere nas Memórias do Cárcere.
 Em 9 de dezembro de 1859 foi julgado e condenado ao degredo perpétuo na África Ocidental Portuguesa. Foi-lhe comutada a pena aplicada de 15 anos de degredo, em 28 de setembro de 1863. Viveu em Malanje, negociando em borrachacera e marfim. Casou-se com uma angolana, Conceição, de quem teve três filhos. Conhecido entre os locais como o kimuezo – homem de barbas grandes –, viveu desafogadamente. Faleceu aos 57 anos, vítima de varíola, sendo sepultado na aldeia de Xissa, município de Mucari, a meia centena de quilómetros de Malanje, sendo-lhe erguido um mausoléu, objeto de romagens.

Margarida Castro
dialogos_lusófonos@yahoogrupos.com.br 

Sem comentários: