domingo, 12 de setembro de 2010

Água Suja: A história de um lugar no distante interior mineiro!

Pouco a pouco a noite descia sobre largo e tranquilo planalto do Triangulo Mineiro. O calor abrasador do dia dava a vez ao ar fresco. As estrelas no céu tropical surgiam como translúcidos e faiscantes diamantes derramados sobre um manto de veludo azul-escuro. Não havia concorrência da luz artificial dos postes das cidades. A lua crescente, argêntea, clareava os caminhos que levavam os peregrinos a Água Suja. Lanternas e cajados nas mãos, garrafas de água amarradas à cintura, faixas luminosas cruzadas no peito, em bandos ou sozinhos, os devotos da Nossa Senhora da Abadia seguiam a passos lentos, seguros, para os festejos do dia 15 de agosto. Carros e barracas ao longo do trajeto lhes davam apoio.

À semelhança de Santiago de Compostela, na Galiza, todos os anos na primeira quinzena de agosto, romeiros saem de outras cidades triangulinas vizinhas a pé, a cavalo, de carro de bois, de automóveis, de ônibus, e percorrem até mais de 200 km para prestar homenagens, agradecer graças alcançadas e pedir favores, à padroeira do Triangulo Mineiro e Alto do Paranaíba. São noites e madrugadas de caminhadas arriscadas, à beira das estradas, nos acostamentos ou em caminhos de terra paralelos, pois durante o dia o calor abrasador cozinha-lhes os miolos, derrete-lhes os calçados, dá-lhes bolhas nos pés. Quando o sol está a pino, o que logo acontece, aproveitam para descansar, se alimentar e dormir em acampamentos localizados em áreas arborizadas, previamente demarcadas.

Preservando a tradição dos antepassados, os devotos de Nossa Senhora da Abadia, forasteiros, pedintes e visitantes, fazem romaria. Chegam cansados, mas esperançosos e contentes, à pequena cidade de Romaria, antiga Água Suja, movimentando o fraco comércio, distribuindo esmolas e alimentos, fazendo novenas, assistindo missas, participando das procissões, revigorando a fé, cada um à sua maneira.

Região outrora ocupada por tribos indígenas, algumas frontalmente avessas à aproximação do branco, o extremo-oeste mineiro foi tardiamente colonizado por faiscadores, garimpeiros, fazendeiros, a maioria aventureiros que buscavam riqueza fácil que o solo pudesse oferecer. Após tentativas e iniciais fracassos, ao fim conseguiram se estabelecer. Ganharam sesmarias, criaram raízes nas terras do Triangulo Mineiro. Trouxeram as famílias, amigos, parentes, tradições e crenças, muita vontade de vencer. Se é verdade que através das devoções religiosas pode-se adivinhar as origens de uma povoação, podemos dizer que o Centro-oeste mineiro teve na sua formação gente vinda do norte de Portugal, quando cultua a padroeira Nossa Senhora da Abadia, e dos Açores, quando festeja o Divino Espírito Santo. Fatos que podem ser comprovados pelos dados da história local.

No centro-oeste mineiro a devoção à Santa começou à época da Guerra do Paraguai (1864-1870), quando o Brasil por falta de engajamento popular, precisou fazer recrutamento forçado. No interior, para despistar o governo, as famílias davam aos rapazes nomes que poderiam ser aplicados em ambos os sexos, e os homens abandonavam suas casas e trabalhos para não serem encontrados e escaparem à convocação militar. Assim foi que muitos garimpeiros que não queriam trocar a bateia pela baioneta deixaram os garimpos de Bagagem ( hoje Estrela do Sul) e embrenhados nas matas, pesquisando córregos da vizinhança, descobriram diamantes no Córrego de Água Suja (devido à coloração amarelada das águas na lavagem do cascalho). A descoberta logo se espalhou e com a crescente afluência de gente, aí nasceu um povoado. Batizaram-no com o mesmo nome do córrego. Descendentes de bracarenses, os garimpeiros implantaram a devoção a Nossa Senhora da Abadia, já venerada em Goiás (Muquém), onde anualmente faziam romaria. Prometeram construir uma igreja caso o Estado os esquecesse. Atendidos, na tentativa de manter a tradição, e estando Muquém muito distante, pediram e tiveram autorização do Bispo de Goiás, D. Joaquim, para cultuar a Santa no recente povoado. Em 1870 construíram uma capela e encomendaram a imagem que veio do Rio de Janeiro, trazida pelo viajante português Custódio da Costa Guimarães. Inicia-se então a devoção de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, hoje Romaria ( Arquidiocese de Uberaba). Em 1872 edificaram a Igreja, e em 1930 inauguraram o Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, conhecido em toda a região.

Dentre as inúmeras graças e histórias acontecidas conta-se o caso do Padre Tristão de Mendonça Carneiro:
“...Era 1878, vindo de Goiás, trazia a permissão do Exmo. Diocesano para administrar os sacramentos na capela aí existente, nas fazendas e roças do lugar. Estatura regular, robusto, olhos azuis e vivos, tinha características de homem de ação evidentes. A par de suas atividades espirituais resolveu tirar de um Córrego da redondeza chamado Paiol, um rego para abastecimento de água ao povoado. Para tal conclamou os fazendeiros e moradores da vizinhança para pôr mãos à obra.

Antonio da Cunha Ferreira, dono de três fazendas próximas, por algum motivo particular, tentou embargar a obra. Como o dito fazendeiro chegou ao local com a intenção, porém, sem as formalidades legais, o padre não lhe deu atenção.

Três dias depois apareceu um oficial de Justiça, mas este foi rechaçado porque não trazia, conforme exigia o padre, a papelada em termos. Passados mais 4 dias, serviço quase concluído, o padre assistindo aos trabalhos debaixo de uma árvore, chegaram dois oficiais de Justiça, com a papelada em mãos, exigindo do padre o embargo da obra. Conferido os termos, o padre Tristão aceita a intimação. Chama o pessoal e pergunta à frente dos dois oficias se algum deles estava trabalhando por conta dele. Com a negativa, disseram que ali não havia patrão, que estavam trabalhando cada um por sua própria conta e só parariam depois que cada um recebesse uma intimação, nos termos legais. Deste modo concluíram o serviço que é até hoje uma realidade.

Indignado com o fracasso de suas diligencias, o fazendeiro resolveu vingar-se. Foi a um amigo e pediu-lhe a indicação de alguém capaz de executar o seu plano mortal. Contratou um tal de José Vitorino, e deu-lhe as instruções.

Vésperas de Natal e Ano Novo, o padre Tristão que estava de viajem marcada, resolveu à ultima hora não ir. Coincidência ou intervenção da Santa, o matador de tocaia aguardou em vão a passagem do padre no Capão dos Rodrigues. Depois de muita espera resolveu ir a Água Suja, dar ciência ao patrão do que acontecia.

Logo que chegou à cidade foi à Igreja, onde a missa já estava no meio, à elevação. Ao entrar no recinto, seu tropel chamou a atenção. Ao ver o padre, procurou com o olhar o patrão que, ao vê-lo, cai repentinamente fulminado, não se sabendo porquê. Trouxeram água fresca, em vão tentaram reanimá-lo... . Era já um cadáver.

O padre Tristão ainda ficou mais um ano na paróquia até que se mudou para Poços de Caldas, onde faleceu. “


(Texto resumido, retirado de uma caderneta de um filho de Irahy (MG), presente na Monografia da Paróquia e Santuário Episcopal de Água Suja de N. S. da Abadia (P. Primo Maria Vieira)

Segundo o geógrafo e agente de Pastorais (na Igreja N.S de Fátima de Uberlândia), Geovane da Silva e Sousa, fundamentado em pesquisas do Mons. Primo Vieira:

Foi à época das invasões árabes na terra de Braga, onde mais tarde seria Portugal, que monges cenobitas esconderam a imagem esculpida em pedra de Nossa Senhora. Achada séculos depois, em 1107, numa caverna por frades do Mosteiro do Monte de São Miguel (Paio Amado e frei Lourenço), começa aí a devoção à Virgem. Foi por essa época que o superior desses monges recebe o nome de abade e o mosteiro de Abadia. A partir daí a Santa passa a receber o nome Nossa Senhora da Abadia.

Com as viagens dos descobrimentos e as migrações portuguesas o culto à Santa se espalhou por todos os continentes aonde chegou a colonização lusa.

Apesar de Nossa Senhora da Conceição ser a padroeira de Portugal, a veneração a Nossa Senhora da Abadia foi a primeira genuinamente portuguesa.

No Brasil, o culto a Nossa Senhora da Abadia começou na Bahia em 1718, Jandira (Diocese de Alagoinhas). Mas foi no centro-oeste brasileiro, talvez por ter recebido maior contingente nortenho português, que a devoção à Virgem teve maior repercussão. Da Bahia, a Goiás (Vila Boa de Goiás), de Muquém (GO) a Minas Gerais, principalmente nas áreas de Mineração e Garimpo, no Triangulo Mineiro e Alto do Paranaíba Ela é a padroeira.

Maria Eduarda Fagundes
Uberaba, 09/09/10
Triangulo Mineiro, MG

Para saber mais:
. Monografia da Paróquia e Santuário Episcopal de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja. (Padre Primo Maria Vieira)
. Nossa Senhora da Abadia, A história de uma devoção.(Mons. Primo Vieira) Obra póstuma
. Conhecendo Romaria (Geovane Silva e Sousa)

Sem comentários: